07/09/2024 11h26
Foto: Divulgação
O comércio mundial de mercadorias continuou a recuperar no terceiro trimestre de 2024, de acordo com o mais recente Barómetro do Comércio de Bens da OMC. Apesar do sinal positivo do índice do Barómetro, as perspectivas para o comércio permanecem altamente incertas devido ao aumento das tensões geopolíticas, aos conflitos regionais em curso, à reorientação da política monetária nas economias avançadas e à diminuição das encomendas de exportação. Destacou nesta ocasião que o transporte marítimo de contêineres juntou-se a outros setores posicionando-se acima da tendência.
Notavelmente, o Barómetro do Comércio de Bens é um indicador avançado composto do comércio mundial que fornece informações em tempo real sobre a trajetória do comércio de bens em relação às tendências recentes. Valores do barómetro acima de 100 estão associados a volumes de comércio acima da tendência, enquanto aqueles abaixo de 100 sugerem que o comércio de bens caiu abaixo da tendência ou irá cair num futuro próximo.
A leitura mais recente de 103,0 para o índice do barómetro está acima do índice trimestral do volume de comércio e do valor de referência de 100 para ambos os índices, sugerindo que o crescimento do volume do comércio de bens deverá permanecer positivo no segundo e terceiro trimestres de 2024, assim que as estatísticas oficiais para esses períodos estão disponíveis.
Em detalhe, todos os índices componentes do barómetro estão atualmente dentro ou acima da tendência, com a notável exceção do índice componente eletrónico (95,4), que está abaixo da tendência e em declínio. Os índices componentes de produtos automotivos (103,3), transporte de contêineres (104,3) e frete aéreo (107,1) estão firmemente acima da tendência.
As novas encomendas de exportação (101,2), normalmente a componente mais preditiva do barómetro, são ligeiramente positivas, mas diminuíram, o que poderá ser motivo de preocupação no futuro. O índice de commodities (99,3) está quase em tendência, mas caiu acentuadamente nos últimos três meses.
Volume do comércio mundial
Depois de permanecer estagnado desde o último trimestre de 2022, o volume do comércio mundial de bens começou a recuperar no quarto trimestre de 2023 e ganhou impulso no primeiro trimestre de 2024. Neste último período para o qual existem dados disponíveis, o comércio aumentou 1,0%. trimestre a trimestre e 1,4% ano a ano.
O crescimento trimestral nos dois últimos trimestres foi em média de 0,7%, o que equivale a 2,7% anualizado. Este valor está próximo da previsão mais recente da OMC de abril de 2024, que previa um aumento de 2,6% no volume do comércio global de bens em 2024. Dados recentes em termos de valor mostram um crescimento do comércio mais fraco do que o esperado na Europa e mais forte do que o esperado na Europa e outras regiões.
Fonte: Mundo Marítimo