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Artigo

Omnichannel: o diferencial competitivo para PMEs

Andrea Rios

31/10/2021 06h08

Foto: Ilustrativa

O ano passado surpreendeu a todos, e 2021 tem sido igualmente imprevisível. A pandemia levou o Brasil a perder quase 10 milhões de empreendedores, segundo o Sebrae. O estudo “O impacto da pandemia do coronavírus nos pequenos negócios”, realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostra que 79% das empresas continuam relatando perdas no faturamento. Para 67%, a renda atual do negócio é insuficiente para cobrir as próprias despesas.

Embora empresas de todos os tamanhos e setores enfrentem desafios causados pela pandemia, as PMEs foram as mais afetadas. A recuperação econômica continua desigual para as pequenas empresas. Mas, quando olhamos para as tendências, nem tudo é desgraça.

O crescimento no mundo digital merece e precisa ser visto como uma oportunidade, não apenas para os grandes, mas também para os pequenos empreendedores.

O comportamento de compra do cliente mudou a ponto de nunca mais voltar ao “normal”. Evidências mostram que o cliente omnichannel realiza jornadas de compra “independentes de canal”. Em vez de se concentrarem em canais específicos para pesquisar e comprar produtos, clientes usarão os meios de sua preferência em cada etapa de sua jornada de compra, sem mais discerni-los. As empresas que se prepararem para dar suporte a esse novo perfil de cliente provavelmente são as que irão colher os frutos nos próximos anos.

É fato que no Brasil e no mundo a estratégia omnichannel ainda apresenta enorme potencial inexplorado. Mesmo que a experiência física seja relevante, líderes de PMEs precisam reconhecer a necessidade de expandir sua presença online para sobreviver e prosperar. Uma estratégia bem definida assegura que os clientes invistam um tempo valioso com a marca, resultando em vendas mais altas e fidelidade.

Não dá para comparar as estratégias de grandes empresas com as de pequenas e médias. O importante é que cada uma encontre sua própria maneira de avançar seus negócios. O fato é que a oportunidade e as tendências de crescimento para PMEs surgem com a gestão omnichannel. E já podemos listar exemplos de sucesso no Brasil com pequenos negócios que rapidamente implementaram compras online, compra online e retira na loja, drive-thrus, assistente para compras virtuais e entrega porta a porta.

Por onde a PME pode começar sua estratégia omnichannel? Veja algumas dicas:

  • Conheça seu público. Quanto melhor você conhecer seu público, mais poderosos serão seus esforços de marketing e vendas.
  • Explore o crescimento e o potencial omnichannel.
  • Incorpore conteúdo relevante para o cliente. Para as PMEs que buscam gerar mais vendas, a chave pode estar no desenvolvimento de uma estratégia social commerce (vendas por redes sociais), hoje uma das maiores tendências de crescimento em vendas no Brasil.
  • Integre tecnologia inovadora. Com tantas mudanças, a pandemia agiu como um equalizador, permitindo que as PMEs enfrentassem concorrentes maiores. Portanto, agora é um momento vital para que as PMEs ganhem uma vantagem competitiva ao adotar tecnologias inteligentes, como a Inteligência Artificial (IA).
  • Forme um time com foco em excelência e inovação para o seu negócio, composto por profissionais das áreas de negócios e tecnologia.

Com o mercado em um estado de fluxo constante, as PMEs devem se preparar para um período de oportunidades para crescimento nos próximos anos. A crise da pandemia acelerou uma revolução no comportamento do consumidor e na digitalização das compras. O omnichannel não veio só para ficar. Em breve, vai explodir.

Andrea Rios é diretora da Orcas – Omnichannel Experience e professora convidada no MBA live da FGV

Publicado no Mercado e Consumo

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