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Transporte Terrestre

Omoda e Jaecoo chegam ao Brasil em 2024 com fabricação local

Novas marcas prometem comercializar SUVs com motorização híbrida para rivalizar com BYD e GWM

23/12/2023 11h15

Foto: Divulgação

Omoda e Jaecoo anunciou esta semana seus planos para o mercado brasileiro. As marcas são chinesas e pertencem à Chery, mas operam de forma independente. Mais ou menos como é a Audi com a Volkswagen, ou Jeep com a Stellantis. 

A Omoda será a primeira marca a desembarcar no Brasil. O modelo que chegará será o Omoda 5, conhecido também como “C5”. O nome do novo carro no Brasil ainda não foi oficializado, mas isso é apenas detalhe.

Foto: Divulgação 

O fato é que o SUV será vendido inicialmente com uma versão híbrida leve (MHEV) e uma com propulsão 100% elétrica chegando mais tarde. O motor deverá ser o mesmo 1.5 turbo já utilizado pela Caoa Chery, que entrega 160/157 cv e 25,5 kgfm de torque, com câmbio automático CVT de nove marchas.

A versão elétrica não teve a especificação determinada, mas é possível considerar o modelo vendido na China para ter uma base. Por lá, são 225 cv de potência e alcance de 450 km. A Omoda afirmou que o preço da novidade será abaixo do  GWM Haval H6 e BYD Song Plus , que custam, R$ 214.000 e R$ 229.800, respectivamente.

A Jaecoo, por sua vez, irá estrear com o SUV chamado de 7 ou J7. Assim como o Omoda, esses nomes podem sofrer alterações no mercado brasileiro. O SUV mede 4,45 metros de comprimento e deverá brigar com o Jeep Compass . Para isso, será equipado com motor híbrido plug-in capaz de entregar até 245 cv. Uma versão somente a combustão está nos planos. 

Foto: Divulgação 

Alex Wang, diretor de Operações da Omoda Jaecoo no Brasil, afirmou os planos de produção local. “A decisão está sendo decidida nos próximos dias. Se formos produzir localmente, o público brasileiro com certeza será informado”, afirma o executivo.

Ainda não há confirmação sobre qual fábrica a Omoda Jaecoo irá utilizar. Existe o complexo de Jacareí (SP) de propriedade da Caoa-Chery que está em reformas, segundo a fabricante. Existem negociações para que essa estrutura seja direcionada à Chery chinesa, o que possibilitaria a produção dos veículos da OJ por aqui.

Fonte: Motor1