Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão Pública

OMS: Covid-19 continua sendo uma emergência de saúde global

Casos reportados para a OMS subiram 30% na última quinzena

12/07/2022 16h05

Foto: Divulgação 

A Organização Mundial da Saúde disse, nesta terça-feira (12), que a covid-19 continua sendo uma emergência global, após quase dois anos e meio que foi assim declarada pela primeira vez.

O comitê de emergência, composto por especialistas independentes, disse em um comunicado que a alta de casos, a contínua evolução viral e a pressão em serviços de saúde em vários países mostram que a situação ainda é de emergência.

Casos reportados para a OMS subiram 30% na última quinzena, diz o comunicado, apesar de o comitê admitir que a crescente imunidade populacional, em sua maioria por vacinas, tem visto uma “dissociação” do número de casos em relação às hospitalizações e mortes.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, aceitou o conselho do comitê.

A agência de saúde da ONU inicialmente colocou a covid-19 no mais alto nível de alerta, conhecido como Emergência de Saúde Pública de Âmbito Internacional, em 30 de janeiro de 2020. Tal determinação pode ajudar na aceleração de pesquisas, financiamentos e medidas internacionais de saúde pública para conter a doença.

Fonte: Reuters