Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão Pública

OMS quer comprimidos contra covid-19 por US$10, diz documento

Programa pretende garantir que países mais pobres tenham acesso a vacinas, exames e tratamentos

19/10/2021 10h55

Foto: Divulgação

Um programa liderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir que países mais pobres tenham acesso a vacinas, exames e tratamentos contra covid-19 quer obter antivirais para pacientes com sintomas suaves por não mais que 10 dólares por tratamento, disse um esboço de documento visto pela Reuters.

O comprimido experimental molnupiravir da MSD provavelmente será um dos remédios, e outros para tratar pacientes com casos amenos estão sendo desenvolvidos.

O documento, que delineia os objetivos do Acelerador de Acesso a Ferramentas contra a Covid-19 (ACT-A) até setembro do ano que vem, diz que o programa quer entregar até cerca de 1 bilhão de exames de covid-19 a nações mais pobres e obter medicamentos para tratar até 120 milhões de pacientes em todo o globo entre os cerca de 200 milhões de casos novos que prevê para os próximos 12 meses.

Os planos sublinham como a OMS quer reforçar os suprimentos de remédios e exames por um preço relativamente baixo depois de perder a corrida da vacina para nações ricas que ficaram com uma grande parcela dos suprimentos mundiais, deixando os países mais pobres com poucas doses.

Um porta-voz do ACT-A disse que o documento datado de 13 de outubro ainda é um esboço e não quis comentar seu conteúdo antes de ele ser finalizado. O documento também será enviado a líderes globais antes de uma cúpula do G20 em Roma no final deste mês.

O ACT-A pede ao G20 e outros doadores um financiamento adicional de 22,8 bilhões de dólares até setembro de 2022, que será necessário para comprar e distribuir vacinas, remédios e exames a nações mais pobres e diminuir as grandes disparidades de suprimento entre países abastados e menos avançados. Até agora, os doadores prometeram 18,5 bilhões de dólares ao programa.

Os pedidos financeiros se baseiam em estimativas detalhadas sobre os preços dos remédios, tratamentos e exames, que representarão as maiores despesas do programa, assim como o custo de distribuição das vacinas.

Embora ele não cite explicitamente o molnupiravir, o documento do ACT-A espera pagar 10 dólares por tratamento de “novos antivirais orais para pacientes de casos suaves/moderados”.

Outros comprimidos para tratar tais pacientes estão sendo desenvolvidos, mas o molnupiravir é o único que já mostrou resultados positivos em testes de estágio avançado. O ACT-A está conversando com a MSD e com produtores de genéricos para comprar o medicamento.

O preço é muito baixo quando comparado com os 700 dólares por tratamento que os Estados Unidos concordaram em pagar por 1,7 milhão de tratamentos, mas um estudo da Universidade Harvard estimou que o molnupiravir poderia custar cerca de 20 dólares se produzido por fabricantes de genéricos e possivelmente chegar a 7,7 dólares em regime de produção otimizada.

Fonte: Reuters