23/05/2025 07h57
Foto: Divulgação
A rota que liga a capital paulista à Baixada Santista passou a contar com um novo marco no transporte rodoviário. Em operação pela Viação Ultra, o ônibus elétrico TEVX Higer FE10BR estreou em linha regular no trajeto entre São Paulo, Santos e São Vicente, enfrentando diariamente os desafios da Serra do Mar com emissão zero de poluentes.
A iniciativa é resultado de um projeto pioneiro da Viação Ultra S/A, empresa com mais de 50 anos de atuação no transporte rodoviário de passageiros. A operação com veículo elétrico nasce da experiência acumulada com ônibus urbanos eletrificados, já utilizados pelas empresas do mesmo grupo. A aplicação do modelo rodoviário em um trajeto com características topográficas exigentes visa avaliar a viabilidade da tecnologia em operações intermunicipais.
Segundo Antônio Carlos Kazmouz, gerente-geral da Viação Metrópole Paulista S/A, os primeiros resultados foram positivos. O ônibus elétrico tem realizado o percurso de ida e volta com uma única carga, registrando média de consumo de 0,74 kWh/km em trechos com tráfego intenso e aclives acentuados. A autonomia do veículo supera 400 quilômetros, o que permite realizar até três viagens por dia, totalizando cerca de 220 km diários.
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O ônibus utilizado é o modelo FE10BR, com 10 metros de comprimento e capacidade para 41 passageiros. Entre os equipamentos de série, estão assentos reclináveis e ajustáveis lateralmente, conectores USB, ar-condicionado ecológico, wi-fi e vidros com proteção UV. Opcionalmente, o veículo pode contar com geladeira térmica, sistema de áudio e vídeo e portas USB de carregamento rápido.
Um dos diferenciais técnicos do FE10BR é o sistema de freio regenerativo, que converte a energia cinética em energia elétrica durante as frenagens, contribuindo para ampliar a autonomia e otimizar a eficiência energética. A recarga completa das baterias é realizada em até três horas, minimizando o tempo de inatividade e facilitando a operação contínua.
Com base no desempenho observado, a Viação Ultra pretende ampliar o uso do modelo em outras linhas rodoviárias, como aquelas que ligam São Paulo a Guarujá e Bertioga. O objetivo é testar a tecnologia em diferentes condições operacionais e expandir gradualmente a eletrificação da frota.
A TEVX Higer, responsável pela operação brasileira da fabricante chinesa Higer Bus, é uma das principais atuantes no segmento de mobilidade elétrica no país. Além da importação dos veículos, a empresa atua no pós-venda, suporte técnico das baterias CATL e fornecimento de peças. Sediada na China, a Higer Bus possui capacidade anual de produção de 35 mil ônibus, dos quais 30% são exportados para dezenas de países.
Fonte: Inside Evs