Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

ONU: Reabertura do turismo incluirá fim da poluição plástica

Relatório do Pnuma lista garrafas d’água, artigos de higiene, embalagens de alimentos e copos dentre os vilões da poluição

17/06/2021 14h27

Foto: Divulgação

Um novo relatório do Conselho Mundial de Viagens e Turismo, Wttc na sigla em inglês, e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, destaca o problema do uso dos plásticos descartáveis no setor.  

Com o título “Repensando produtos plásticos descartáveis em viagens e turismo”, o relatório coincide com a reabertura do setor em países que se recuperam da pandemia. 

A pesquisa identifica pontos críticos e fornece recomendações práticas e estratégicas para empresas e legisladores. 

O objetivo é facilitar ações e políticas coordenadas que provoquem mudança para modelos de redução e reciclagem. 

As recomendações incluem, por exemplo, a preferência de fornecedores de produtos reutilizáveis e o planejamento de procedimentos que evitem o retorno aos plásticos descartáveis ​​em caso de surtos.  

Também se deve apoiar a pesquisa e inovação em modelos de design de produtos e serviços que diminuam o uso destes itens, bem como revisar políticas e padrões de qualidade. 

Empresas 

Em comunicado, a vice-presidente da Wttc, Virginia Messina, disse que “a pandemia acelerou a agenda de sustentabilidade com empresas e formuladores de políticas colocando um foco ainda mais forte.” 

Messina contou que, como uma prioridade crescente, “espera-se que as companhias continuem a reduzir o desperdício de plásticos descartáveis” para proteger não apenas o povo, mas, o que é mais importante, o planeta. 

Para ela, “também está claro que os consumidores estão fazendo escolhas mais conscientes e cada vez mais apoiando as empresas com a sustentabilidade em mente.” 

Entrega 

A pandemia de Covid-19 teve impactos negativos e positivos nesta área.  

A demanda por itens de plástico descartáveis ​​aumentou, com a segurança sendo uma grande preocupação entre os turistas e os serviços de take-away e entrega em ascensão. 

De acordo com o Instituto do Meio Ambiente da Tailândia, o lixo plástico aumentou de 1,5 mil toneladas para 6,3 mil toneladas por dia, devido ao aumento nas entregas de alimentos em casa. 

Por outro lado, a crise de saúde aumentou a demanda do consumidor por experiências de turismo verde.  

Segundo um estudo global de 2019, 82% dos entrevistados estão cientes dos resíduos de plástico e já agem para combater a poluição. 

Mudança 

A diretora da Divisão de Economia do Pnuma, Sheila Aggarwal-Khan, contou que “viagens e turismo têm um papel fundamental a desempenhar no enfrentamento da tripla crise planetária de mudanças climáticas, perda de biodiversidade e poluição, além de tornar realidade a circularidade no uso de plásticos.” Para ela, o aumento dos produtos plásticos descartáveis ​​durante a crise destacou a urgência da crise.  

Com este relatório, a diretora informou que a agência espera “encorajar os interessados a se unirem”, porque, só assim, se pode “garantir uma mudança significativa e duradoura." 

Cerca de 90% do plástico oceânico tem origem em fontes terrestres.  Todos os anos, o impacto desse material nos ecossistemas marinhos tem um custo de US$ 13 bilhões.  

Fonte: ONU News