Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Pan American Energy avança em seu 1º. Complexo Eólico no Brasil

O Complexo Novo Horizonte, localizado no estado da Bahia, contará com uma capacidade instalada de 423 MW

24/08/2023 10h05

Foto: Divulgação 

Pan American Energy (PAE), companhia global de energia com operação líder na América Latina, recebe seus primeiros componentes das 94 turbinas eólicas de 4,5MW de potência fabricados pela Vestas, líder global da indústria energética em soluções de energia sustentável e renovável. A chegada dos equipamentos é um importante passo para colocar em execução o seu primeiro complexo eólico no Brasil, previsto para o início de 2024.

Localizado no estado da Bahia, o Complexo Novo Horizonte da Pan American Energy tem uma superfície de 2.700 hectares e contará com uma capacidade instalada de 423 MW. A energia gerada será suficiente para abastecer cerca de 1 milhão de residências brasileiras. Os componentes, produzidos na fábrica da Vestas no Ceará, Brasil, são transportados por mais de 1.800 quilômetros até chegar ao complexo.

"A PAE participa ativamente da transição energética na região por meio de suas operações em energia renovável. Temos uma presença muito forte na Argentina e avançamos para ampliar nossa participação na América Latina. O Brasil tem um abundante potencial em fontes de energia sustentável e queremos contribuir para o crescimento deste mercado, por isso estamos investindo R$ 3 bi para colocar em funcionamento um novo Complexo Eólico de última geração em conjunto com um parceiro estratégico como a Vestas", afirma Enrique Lusso, vice-presidente de Desenvolvimentos Internacionais da Pan American Energy. O diretor-geral da empresa no Brasil, Alejandro Catalano, complementa: "o Complexo Eólico Novo Horizonte tem 80 quilômetros de linhas de transmissão, uma subestação de 500KV, construção e melhoras de acessos e gerou 2.600 postos de trabalho durante o pico de implantação da obra".

"A colaboração entre Vestas e Pan American Energy é um sinal de compromisso de ambas as empresas para a transição energética regional. Esperamos continuar desenvolvendo projetos conjuntos que melhorem a qualidade de vida das comunidades", afirma Eduardo Ricotta, presidente da Vestas América Latina.