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Transporte Aéreo

Panair do Brasil está de volta depois de mais de 50 anos

O objetivo do sócio é manter vivo o legado da companhia para as novas gerações

07/09/2020 13h35

Foto: Divulgação

Mais de 50 anos após ter a falência decretada de forma arbitrária pela ditadura militar, a Panair está reativando a sua marca para parcerias de licenciamento e acaba de colocar no ar um portal de conteúdo e e-commerce. 

O objetivo é manter vivo o legado da companhia para as novas gerações, diz Rodolfo da Rocha Miranda, presidente da Panair do Brasil, e herdeiro de um dos sócios da companhia, Celso da Rocha Miranda.

A seleção dos parceiros deverá atender a critérios muito bem definidos: 

— Em respeito ao legado e à nossa família de funcionários que até hoje se reúne, temos que manter o padrão Panair e trabalhar a marca em projetos alinhados às causas que abraçamos, ligadas a valores éticos universais e defesa dos direitos humanos —, diz Rocha Miranda.

A Panair teve suas licenças de voo suspensas, sem aviso prévio ou chance de defesa em uma época em que um de seus sócios, Mario Wallace Simonsen, que também presidia a TV Excelsior, adotava na emissora uma postura crítica em relação ao governo. 

A empresa conseguiu se reabilitar como pessoa jurídica em 1995, após longa batalha nos tribunais. Com o reconhecimento de que a empresa foi vítima de arbitrariedade no relatório final da Comissão Nacional da Verdade em 2014, a empresa tenta reverter uma série de ações de indenizações que já estavam prescritas. 

Recentemente, a Panair do Brasil tornou-se membro do Pacto Global da ONU de sustentabilidade corporativa, formado por empresas e organizações sem fins lucrativos que discutem boas práticas e desenvolvem projetos alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Minissérie

Dentre os próximos projetos da nova fase da Panair está tirar o papel uma minissérie baseada no livro “Pouso Forçado”, do jornalista Daniel Leb Sasaki. O logotipo, uniformes e, possivelmente, até aviões da Panair recriados em computador, devem fazer parte do cenário. 

O site nasce com uma oferta de livros sobre a história da companhia, mas em breve deverá ter também maquetes de aviões, pôsteres e bolsas de viagem. 

A proposta de reativação de marca da Panair envolve também perfis nas redes sociais, mas é bem mais modesta que a da PanAm, a icônica companhia aérea americana que faliu nos anos 90. 

A marca americana foi reativada por uma empresa chamada Air Hollywood e transformada em uma espécie de Disney para geeks e nostálgicos de aviação. Na PanAir Experience, fãs são transportados para a distante era do glamour dos anos 70, com champagne e serviço de bordo completo, em uma aeronave estacionada. A Experience pode ser vivida em Los Angeles, Atlanta e na Coreia do Sul.

Honrar o legado

A marca Panair do Brasil está sendo reativada por Rodolfo da Rocha Miranda, herdeiro do ex-sócio da companhia, Celso da Rocha Miranda. O registro somente foi possível após um grande embate judicial, que reconheceu que a empresa não foi à falência de fato, em 1965.

O objetivo do projeto é manter o legado da empresa vivo na memória dos brasileiros, indo além dos eventos que já existem onde os ex-panerianos se encontram para recordar o legado da empresa. Para viabilizar a ideia, Rocha Miranda recrutou uma equipe de voluntários para ajudar a manter o novo site no ar (panair.com.br), assim como as páginas nas redes sociais, como facebook.

“Com o objetivo de honrar o legado de cada uma e de todas as pessoas que fizeram da Panair o orgulho do Brasil e para garantir que as novas gerações sempre conheçam a história de luta dos panerianos, iniciamos nossa presença institucional na internet. Recebemos vocês a bordo com muita alegria”, diz a mensagem institucional do novo site.

Fonte: O Globo