Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Pandemia: Aviação comercial já atingiu o pico da crise

Com 64% da frota mundial parada, ritmo de aviões comerciais aterrados começa a se estabilizar

17/04/2020 14h09

Foto: Divulgação

O mercado de aviação comercial começou a dar sinais de que está atingindo o pico da crise causada pela pandemia da Covid-19. De acordo com dados atualizados da consultoria Cirium, um pouco mais de 60 aeronaves de passageiros foram armazenadas na última quarta-feira, 15 de abril. É um número bem mais baixo que o registrado nas semanas anteriores, quando mais de 500 aviões eram estacionados todos os dias.

Segundo a consultoria, atualmente cerca de 17.000 aviões comerciais estão armazenados em 900 aeroportos em todo mundo. Esse volume de aeronaves paradas equivale a 64% de toda frota global. A análise da Cirium contabiliza jatos de passageiros de fuselagem larga (widebody) e estreita (narrowbody) e jatos regionais.

Os principais locais de armazenamento dos EUA – Roswell, Victorville e Marana – têm hoje combinados aproximadamente 800 aeronaves hospedadas. Já os aeroportos internacionais de Nova Delhi, Hong Kong e Istambul são alguns dos maiores “estacionamentos” de aviões neste momento de crise, cada um abrigando cerca de 200 aviões.

Maiores jatos de passageiros do mercado, o Boeing 747 e o Airbus A380 praticamente desapareceram dos céus nas últimas semanas. Na terça-feira, 14 de abril, a Cirium rastreou apenas cinco jatos ativos nessa categoria. Por outro lado, a consultoria detectou um leve alta na reativação de widebodies menores, como o Airbus A330 e A350 e os Boeing 777 e 787, o que pode indicar um aumento da demanda por transporte de carga nos porões dessas aeronaves.

Para os pesquisadores da Cirium, ainda há dúvidas significativas sobre quando as restrições de viagens impostas no mundo todo para controlar a pandemia serão atenuadas e, além disso, se a demanda de viajantes a negócios e lazer se recuperará rapidamente ou se levará muito mais tempo.

Portanto, muitas companhias aéreas precisam decidir por quanto tempo manterão seus aviões parados e os cuidados para mantê-los nesse período de crise. Quem não cuidar de suas aeronaves de forma apropriada pode acabar comprometendo sua capacidade de colocá-los em serviço rapidamente, quando eventualmente for necessário. Isso, porém, pode ser um custo que poucas empresas aéreas podem ter condições de pagar.

Fonte: Airway