23/05/2020 11h32
Foto: Divulgação
A demanda geral pelo transporte rodoviário de cargas experimentou uma retração de 41,23% entre 11 e 17 de maio, tendo como parâmetros as estimativas pré-pandemia. O dado faz parte da Pesquisa de Impacto do Coronavírus no TRC, realizada semanalmente pela NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística). O levantamento de longo prazo teve início em 16 de março e fornece retratos instantâneos da crise desencadeada pelo novo coronavírus.
Nessa nona rodada, verifica-se que a demanda de cargas fracionadas (de pequenos volumes) encolheu 39,95% no período. Já as cargas lotação ou fechadas, que ocupam toda a capacidade dos veículos, oscilaram -41,99%. O percentual de empresas que tiveram queda no faturamento foi o mais elevado da série: 91%. Os números mostram que o setor continua fragilizado pela crise sanitária.
Campanha O Transporte Move o Brasil
A CNT (Confederação Nacional do Transporte), com o apoio de entidades do setor do transporte em todo o Brasil, lançou a campanha O Transporte Move o Brasil.
A ação, que terá início em plataformas digitais, tem o objetivo de chamar a atenção para a importância do setor na garantia do abastecimento e dos deslocamentos necessários, especialmente neste momento de crise de saúde em razão da pandemia da Covid-19. A campanha ressalta que a atividade transportadora abastece, conecta e torna possível o movimento que leva o Brasil para frente. Além disso, traz a mensagem de que, quando se faz presente na vida de cada um, é capaz de mudar a realidade do país inteiro.
O material chama a atenção para como o transporte está presente no dia a dia dos brasileiros e da sua relevância para todos os demais segmentos da economia. Além disso, é valorizada a atuação de cada modal, dos transportadores e dos trabalhadores do setor.
“O transporte foi recentemente reconhecido como atividade essencial e, nesta crise, exerce seu papel como nunca, apesar das dificuldades e da queda na demanda, que tem afetado o custeio das operações”, destaca o presidente da CNT, Vander Costa. “É necessário que haja esse reconhecimento e que sejam adotadas medidas cada vez mais efetivas para que o setor mantenha as atividades, fundamentais para o enfrentamento e para a superação desta crise”, complementa.
Todo o material (peças para redes sociais e vídeos) está disponível para acesso e download na página otransportemoveobrasil.cnt.org.br. As peças poderão ser customizadas com a inclusão de marcas das entidades e empresas que queiram aderir à campanha.
A iniciativa, além disso, se soma ao trabalho protagonizado pela CNT, com apoio de entidades associadas, na defesa do setor, a fim de mitigar os impactos da pandemia da Covid-19 sobre a atividade transportadora.