24/04/2020 13h29
Foto: ONU News
Neste 24 de abril, o secretário-geral da ONU, António Guterres, para marca o Dia Internacional do Multilateralismo e da Diplomacia para a Paz, disse que a pandemia do novo coronavírus é uma oportunidade de aprendizado sobre as lições de desigualdades e vulnerabilidades. A data foi oficialmente aprovado em 12 de dezembro de 2018 através de uma resolução da Assembleia Geral da ONU.
António Guterres afirma que é preciso mobilizar investimentos em educação, sistemas de saúde, proteção social e resiliência. E que a doença é o maior desafio internacional desde a Segunda Guerra Mundial.
O secretário-geral acredita que o mundo tem ainda a oportunidade de se recuperar melhor com sociedades e economias mais inclusivas e sustentáveis.
Para ele, não basta proclamar as virtudes do multilateralismo; mas é preciso continuar a evidenciar o seu valor adicional e a cooperação internacional deve adaptar-se aos novos tempos.
O chefe da ONU defende uma forma de multilateralismo em rede, fortalecendo a coordenação entre todas as organizações multilaterais globais, com entidades regionais capazes de gerar contribuições vitais.
Guterres afirma que o multilateralismo inclusivo, baseado na profunda interação com a sociedade civil também deve ouvir a voz da juventude para moldar o futuro.
Ele finalizou lembrando dos 75 anos da ONU e da importância do multilateralismo para a construção de um mundo mais seguro, inclusivo, equitativo e sustentável.