13/12/2021 10h38
Foto: Divulgação
A Latam informa que está pronta para a alta temporada no Brasil. Neste mês de dezembro, a companhia tem planejada a retomada de 95% da sua oferta doméstica de assentos (ASK – Assentos Oferecidos vezes Quilômetros Voados) no país em comparação com dezembro de 2019 (antes da pandemia de covid-19). Ao todo, são em média 583 voos domésticos por dia para 49 aeroportos brasileiros (antes da pandemia eram 44).
Líder do mercado brasileiro nos últimos três meses em oferta ASK, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), e líder em número bruto de passageiros transportados em novembro, a Latam afirma que está mais eficiente e, por isso, tem sido capaz de crescer no Brasil.
Em dezembro, inaugurou operações em Jericoacoara (CE) e Vitória da Conquista (BA). Para o primeiro trimestre de 2022, já iniciou as vendas de passagens para Bauru (SP), seu 50º destino, e se prepara para abrir muito em breve as vendas para Juiz de Fora (MG), Cascavel (PR), Caxias do Sul (RS), Presidente Prudente (SP) e Sinop (MT). Em paralelo, já estuda outros 10 destinos para inaugurar no restante do ano no país.
Do Brasil para o exterior, a Latam retoma em dezembro quase metade (49%) da sua oferta internacional de assentos (ASK) em relação a dezembro de 2019, com voos restabelecidos para 19 destinos. No início deste mês, a companhia voltou a voar para Orlando, Milão e Londres e já anunciou que retomará em janeiro de 2022 o voo para Punta del Este.
Além dos voos a partir de Guarulhos, a companhia já reativou a rota Rio de Janeiro/Galeão-Santiago (4 voos semanais).
Em novembro de 2021 (em comparação com novembro de 2019), a Latam registrou no mercado doméstico brasileiro uma demanda de passageiros (RPK – Passageiros Pagantes vezes Quilômetros Voados) de 88,8% e uma oferta de assentos (ASK) de 89,6%, resultando em uma taxa de ocupação de 83,4%.
Fonte: Aeroin