Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Economia

Páscoa deve gerar mais de 40 mil vagas temporárias no Brasil

A taxa média de efetivação para empregos temporários é de 20%

06/03/2023 07h53

Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até o quarto trimestre do ano passado cerca de 8,6 milhões de brasileiros estavam desempregados ou desocupados. Diante de toda essa situação, a solução é procurar um trabalho provisório e a páscoa é um dos períodos sazonais que mais geram empregos, mesmo que seja por um curto período de tempo. De acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), a Páscoa deve gerar mais de 41,5 mil vagas temporárias em todo o Brasil.  

O trabalho temporário é uma modalidade de contratação que é utilizada por empresas que precisam atender uma demanda complementar de trabalho ou que desejam fazer substituição de pessoal, como por exemplo, para tirar as férias de alguém, licenças maternidade ou afastamentos. Quem pensa em se jogar nas vagas temporárias de Páscoa já precisa estar com o currículo em mãos e disposto a trabalhar. Mesmo sendo por um curto período de tempo, essa modalidade de emprego pode resultar numa contratação permanente, como afirma o presidente da Asserttem, Marcos de Abreu. 

"As contratações para atender às demandas da Páscoa tiveram início no mês de janeiro e seguem até o mês de março. Todo período sazonal apresenta-se como um bom momento para o mercado de trabalho temporário e, consequentemente, para uma possível efetivação", afirmou. Segundo a Asserttem, a taxa média de efetivação dos temporários é de 20%.