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Transporte Aquaviário

Pequenos graneleiros lideram transações de compra e venda em 2023

Valores de Handy Bulkers e Supramaxes se estabilizam após 12 anos de declínio

21/05/2023 11h35

Foto: Divulgação 

Os graneleiros pequenos lideraram as transações de vendas este ano, com uma participação de mais da metade de todas as operações de segunda mão. Os Handy Bulkers são maioria, com 31% das vendas, e os Supramaxes seguem com 25%, o que marcam uma retomada nas vendas após 12 anos de preços baixos. As informações estão na segunda edição mais recente do Market.VesselsValue Chat, que acrescenta que a idade média das embarcações vendidas nessas categorias é de 13 e 14 anos, respectivamente. 

Os valores Supramax de 10 anos para navios de 60.000 dwt aumentaram 7,5%, de US$ 21,48 milhões para US$ 23,09 milhões. No caso dos Handy Bulkers da mesma idade, os valores dispararam 9,94% no mesmo período, passando de US$ 15,49 milhões para US$ 17,03 milhões.

Mais vendidos

Os armadores gregos são os principais vendedores com 20% das vendas, seguidos de Singapura com 17% e China com 12%. Os graneleiros de pequeno porte tornaram-se atraentes para os compradores nos últimos anos devido à sua versatilidade e capacidade de comercializar uma ampla gama de commodities nos portos.  

As vendas notáveis ​​incluem o Supramax “Kitakami” (55.700 dwt, abril de 2009, Mitsui Tamano) vendido para a Atlantica Shipping por US$ 16 milhões e o Handysize “Maestro Diamond” (36.900 dwt, maio de 2015, Saiki) vendido para a Devbulk por US$ 22,5 milhões.

Construção de petroleiros

“Os pedidos de navios-tanque novos aumentaram 250% em relação ao ano anterior, de 24 nos primeiros quatro meses de 2022 para 85 até agora em 2023. Aframax/LR2s respondem pela maioria dos pedidos, em torno de 39%, seguido pelo Suezmax, com 30%, os Handy Tankers, com 28%, e os Panamax, com apenas 3% das encomendas de novas embarcações até 2023”, segundo a VesselsValue, que acrescenta que o mês com mais atividade foi abril, com 39 novos contratos assinados. “Os pedidos mais recentes incluem um LR2 de 115.000 dwt construído em Dalian por US$ 62 milhões, um MR2 construído pela Hyundai Mipo por US$ 46 milhões e um Suezmax da Hyundai Samho Heavy Industries por US$ 85 milhões”, acrescentou o texto.

Novamente, os armadores gregos foram responsáveis por mais da metade dos novos pedidos, com 54%, seguidos pelo Japão, com 25%, e empatados em terceiro lugar pelo Reino Unido e Emirados Árabes Unidos, com 5% cada. As empresas que recentemente fizeram pedidos em massa incluem a Dynacom Tankers, a Capital Ship Management e a Maran Tankers.

Entre as vendas mais notáveis ​​estão 10 navios-tanque Dynacom Tankers LR2 para 115.000 dwt, com entrega prevista entre 2025 e 2026 e a serem construídos na Dalian Shipbuilding por US$ 62 milhões cada em bloco.

Fonte: Mundo Marítimo