01/06/2023 14h21
Foto: Divulgação
A Petrobras anunciou que, a partir desta quinta-feira (1º), o preço de venda do querosene de aviação (QAV) será reduzido em 12,6%.
De acordo com a estatal, este é o quarto mês seguido de queda no produto e a redução acumulada em 2023 chega a 35,0%.
Com isso, o valor do metro cúbico do combustível, sem impostos, para venda nas refinarias, passa a variar de R$ 3.201,30 em Ipojuca (PE) a R$ 3.424,50 em Canoas (RS).
“Os preços de venda de QAV da Petrobras buscam equilíbrio com o mercado e acompanham as variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima e para baixo, com reajustes aplicados em base mensal, mitigando a volatilidade diária das cotações internacionais e do câmbio”, afirmou a estatal.
A companhia ressaltou ainda que os ajustes de preços do Querosene de Aviação são mensais e definidos por meio de fórmulas contratuais negociadas com as próprias distribuidoras.
Asfalto
A Petrobras também reduziu o preço dos ligantes asfálticos para as distribuidoras. Desde o primeiro dia do ano, a redução média de 6% do produto entrou em vigência.
“Importante ressaltar que o mercado brasileiro é aberto à livre concorrência e não existem restrições legais, regulatórias ou logísticas para que outras empresas atuem como produtores ou importadores de asfalto”, pontuou a empresa.