19/02/2026 14h43
Foto: CCR Aeroportos - Divulgação
Entre 2023 e 2025, o Piauí consolidou avanços importantes na aviação regional e passou a contar com 26 aeroportos estruturados no estado, sendo 10 com balizamento noturno concluído e 16 sem balizamento.
Dos aeroportos com sistema de iluminação instalado, oito já operam 24 horas após homologação, enquanto dois aguardam autorização para funcionamento noturno, mantendo as operações regulares no período diurno.
No período, foram entregues ou homologados oito aeroportos: Cajueiro da Praia, Oeiras, Uruçuí, Bom Jesus, Picos, São Raimundo Nonato, Corrente e Floriano, que se somam às bases já operacionais em Teresina e Parnaíba.
Além disso, os aeroportos de Fronteiras e Guadalupe estão com obras de melhoria e implantação de balizamento noturno em execução. Em 2025, a malha foi ampliada com a entrega das pistas de Paulistana e Jaicós.
Fortalecimento da integração regional
A ampliação da infraestrutura permitiu expandir a capacidade operacional e fortalecer a conectividade aérea entre os territórios do estado.
Os reflexos das intervenções são observados no crescimento das operações noturnas, que passaram de 56, em 2023, para 370, em 2025, um aumento superior a seis vezes no período.
A implantação do balizamento noturno foi determinante para essa ampliação, permitindo maior regularidade de voos e ampliação das janelas operacionais nos municípios atendidos. Isso possibilita, sobretudo, os deslocamentos do Samu Aéreo em casos de emergências em saúde.
A cobertura de voos regionais também apresentou crescimento expressivo. Confira os números:
O secretário dos Transportes, Jonas Moura, destacou que o trabalho da pasta tem como foco principal ampliar a integração do território piauiense e reduzir distâncias. “A maior importância é diminuir a distância, promover a integração do estado, que tem grande extensão, e garantir essa melhoria para que atraia mais investimentos”, afirmou.