Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Economia

Pix terá débito automático e transferência internacional em 2023

Atualmente a ferramenta tem 536,9 milhões de chaves cadastradas para 140 milhões de usuários

26/12/2022 07h03

Foto: Divulgação 

O Pix deverá ter novas modalidades em 2023, segundo anunciado pelo Banco Central (BC). Entre as novidades estará a transferência automática, que poderá ser usado para programar pagamentos recorrentes, como contas de água, luz e internet.

De acordo com o BC, haverá também o Pix Internacional, que permitirá transações instantâneas entre usuários no Brasil e pessoas físicas e jurídicas em outros países. O início da operação, no entanto, deverá ser mais lento.

Ainda segundo o Banco Central, a lentidão pode se dar por ser necessário conciliar as leis vigentes sobre o tema nos diversos países envolvidos. 

Conforme a instituição financeira, estão sendo realizadas reuniões com os Estados Unidos, que se prepara para lançar uma ferramenta similar ao Pix, sem relação com a brasileira. Atualmente a ferramenta tem 536,9 milhões de chaves cadastradas para 140 milhões de usuários.