Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Ponte Salvador-Itaparica avança com instalação de estacas na BTS

A conclusão do projeto está prevista para junho de 2031

07/10/2026 08h51

Foto: Divulgação

As obras da Ponte Salvador-Itaparica avançaram no mar com a instalação de 15 estacas na Baía de Todos-os-Santos, segundo atualização divulgada pelo Governo da Bahia. As estruturas vão sustentar uma central de concreto que dará suporte à construção do vão central, uma das etapas mais complexas do empreendimento. A conclusão do projeto está prevista para junho de 2031.

As imagens divulgadas mostram a movimentação da Balsa Jaguaribe e o trabalho de cravação das estacas. Essa fase integra a implantação da estrutura de apoio necessária à construção da ponte. O vão central terá aproximadamente 400 metros de largura e 85 metros de altura livre, permitindo a passagem de grandes embarcações pela baía.

A operação também contará com o navio chinês CRCC Bridge Piling No.1, considerado o maior bate-estacas do mundo. A embarcação partiu da China em 27 de setembro para sua primeira missão internacional, com viagem estimada em 45 dias até o Brasil. Especializado em fixar estacas no mar, o equipamento será utilizado na construção da ligação entre Salvador e Itaparica.

Com investimento estimado em cerca de R$ 11 bilhões, a ponte terá 12,4 quilômetros sobre o espelho d’água e deverá se tornar a maior da América Latina nessa categoria. O empreendimento é executado por meio de uma Parceria Público-Privada entre o Governo da Bahia e a Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, formada pelos grupos chineses CCECC e CCCC.

Em Salvador, a ligação chegará à região do Terminal de São Joaquim, com acessos à Via Expressa e às avenidas Jequitaia e Engenheiro Oscar Pontes. Na outra ponta, a conexão será na região de Gameleira, em Vera Cruz. O sistema viário prevê ainda uma variante para contornar a área urbana da ilha e a duplicação de trechos rodoviários na região.