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Logística

Ponte Salvador–Itaparica: Prazo da assinatura pode ser prorrogado

A partir da concessão, Consórcio terá um ano para elaborar o projeto e quatro anos para construir o equipamento

29/04/2020 14h42

Foto: Divulgação

O vice-governador da Bahia, João Leão, pretende prorrogar pela terceira vez o prazo da assinatura do contrato de concessão para mais seis meses por causa da pandemia do novo coronavírus. Em fevereiro, os chineses não vieram ao Brasil para cumprir uma série de compromissos, dentre eles a de assinar o contrato, pois já tinham começado a quarentena por causa da Covid-19. No dia 25 de abril, foi prorrogado pela segunda vez. Atualmente, a data-limite é final de julho.

João Leão assegurou que os chineses estão firmes no propósito de fazer a obra. “Têm me ligado muito”, afirmou, acrescentando que uma equipe do consórcio está na Bahia. Após a prorrogação de abril, o vice-governador lembra que foi ganho um tempo de 90 dias. Após lembrar que o prazo para assinatura do contrato foi prorrogado sem colocar o decreto de calamidade pública na argumentação, ele disse que agora irá verificar a possibilidade de mais uma prorrogação. E explicou: “Vamos ver com a PGE (Procuradoria Geral do Estado) e com o TCE (Tribunal de Contas do Estado) para saber se podemos prorrogar para mais seis meses”.

O vice-governador está otimista quanto ao futuro da obra da ponte e observou que, como o dólar está custando R$ 5,51, a construção da ponte Salvador-Itaparica está mais rentável para os chineses, lembrando que à época do leilão, em dezembro de 2019, o dólar estava operando a R$ 4,10. “Deste modo”, afirmou, “a obra se torna mais barata para eles. Para a gente não muda, pois foi feito o contrato em real”, disse.

Formado pelas empresas China Railway 20 Bureau Group Corporation – CR20; CCCC South America Regional Company S.Á.R.L – CCCC SOUTH AMERICA e China Communications Construction Company Limited – CCCCLTD, o consórcio Ponte Salvador, a partir da assinatura da concessão, terá um ano para elaborar o projeto e outros quatro anos para construir o equipamento.

O investimento será de R$ 5,4 bilhões e o aporte do Estado será de R$ 1,5 bilhão. A gestão e administração da ponte terá duração de 30 anos.