25/03/2021 17h38
Foto: CDP - Divulgação
O Porto de Cabedelo, administrado pela Companhia Docas da Paraíba (CDP), desenvolve um trabalho para controlar a população de pombos domésticos, em parceria com a empresa Falcontrol. A ação, que conta com o apoio dos operadores portuários Marajó e a Top Log, começou em janeiro deste ano e até agora mais de 570 pombos já foram capturados.
A empresa utiliza aves de rapina para auxiliar no controle populacional dos pombos na área portuária, que podem danificar as cargas, sobretudo as de gênero alimentício, como os grãos, e causar outros transtornos, como transmissão de doenças.
Além disso, as fezes desses animais podem causar sujeira e deterioram as estruturas da área administrativa e operacional.
O serviço utiliza animais licenciados pelo Ibama, treinados para afugentar e capturar os pombos. O trabalho acontece com a retirada de ninhos e ovos, captura e afugentamento. Uma vez capturados, os pombos são movidos para um local adequado.