Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Porto de Fortaleza bate novo recorde de movimentação de cargas

Nos sete primeiros meses deste ano, o Porto de Fortaleza já registra um crescimento de 12%

09/08/2020 10h10

Foto: CDC - Divulgação

O planejamento comercial colocado em prática pela diretoria da Companhia Docas do Ceará tem direcionado a movimentação de cargas no Porto de Fortaleza para um ano bastante promissor, mesmo em meio à crise econômica e do novo coronavírus.

Com um total de 2.798.173 toneladas nos sete primeiros meses deste ano, o Porto de Fortaleza já registra um crescimento de 12% em relação ao mesmo período de 2019, quando foram movimentadas 2.509.256 toneladas. O destaque vem se mantendo com os granéis sólidos, cereais e não cereais, que responderam por 1.332.037 toneladas e crescimento de 24% se comparado com o mesmo acumulado no ano passado (1.071.722 toneladas). A variação foi de 41% para os granéis sólidos, 16% para carga geral e 7% para os granéis líquidos.

Para a diretora-presidente da Companhia Docas do Ceará, Mayhara Chaves,  “o foco nas cargas que o Porto de Fortaleza movimenta com maior eficiência vem mostrando que o planejamento estratégico foi bem sucedido. Pelos resultados mensais obtidos até aqui, devemos consolidar esse crescimento no fechamento do ano”.

Neste sete meses, 431 navios atracaram no Porto de Fortaleza e em julho as principais cargas movimentadas foram trigo (em sua maioria da Argentina, mas também dos Estados Unidos e Canadá), manganês, clínquer, escória, tarugo e partes de pás eólicas, além de 1.442 unidades de contêineres.

Em relação ao combustível, este insumo chega no porto por longo curso e também cabotagem (percurso entre portos dentro do país) vindo de Suape, Itaqui, Barra do Riacho, São Sebastião, Santos, Rio de Janeiro, Bacia Petrolífera do Espírito Santo, Aratu, Belém, e do exterior vem principalmente de Houston, New Orleans International APT e Belmont, entre outros.