Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Porto de Ilhéus oferece incentivo para exportação de minérios

A iniciativa da Codeba visa aumentar competitividade, atrair maior demanda e a manutenção da receita tarifária

10/07/2023 11h30

Foto: Divulgação

O Conselho de Administração da Companhia das Docas do Estado da Bahia - Codeba, em sua 611ª Reunião realizada no último dia 30 de junho, confirmou o estabelecimento de condições para incentivo à exportação de granéis sólidos minerais através do Porto de Ilhéus, no Sul da Bahia.

A proposta, apresentada pela Diretoria Empresarial e de Relação com o Mercado da Codeba, é destinada para usuários que alcancem uma taxa de consignação inferior a 50% da capacidade total do navio. Com esta iniciativa, a Companhia visa aumentar competitividade, atrair maior demanda e manutenção da receita tarifária.

Segundo a Codeba, em razão da mudança na forma de cobrança da tarifa de infraestrutura de acesso aquaviário — que passou a ser cobrada pelo porte bruto da embarcação, independentemente da quantidade de carga transportada — os exportadores de minérios que não conseguem navios com o porte próximo à consignação a ser exportada tiveram um aumento de despesas acima da correção tarifária.

“A Codeba está proporcionando esse desconto a fim de corrigir o impacto e não prejudicar as exportações de minerais oriundos da área de influência do Porto de Ilhéus”, explica a Autoridade Portuária.