Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Porto de Ilhéus registra recorde de movimentação de cargas

Foram 465.590 toneladas de cargas movimentadas em 32 navios em 2021

27/01/2022 08h25

Foto: Codeba - Divulgação

Um recorde no Porto de Ilhéus foi registrado em 2021 com um total de 465.590 toneladas de cargas movimentadas em 32 navios. O dado foi apresentado pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba).

Com capacidade de operar navios de até 60 mil toneladas, o Porto de Ilhéus, localizado do Sul da Bahia, transporta produtos como manganês, níquel, soja, milho, amêndoas, óxido de magnésio, magnesita, concentrado de níquel, máquinas e peças industrializadas. 

A projeção, é que o equipamento também realize a logística de novos produtos como algodão, açúcar e álcool, aumentando, assim, sua produtividade. Por outro lado, com o funcionamento do Porto Sul vindo a acontecer, o Porto de Ilhéus continuará em operação para apoio e manutenção do novo modal.

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, afirma que esse recorde traduz o aquecimento do ambiente de negócios que a cidade vive atualmente, bem como a confiabilidade do mercado em escoar produtos por Ilhéus. 

"Uma notícia que merece ser comemorada, pois mostra o destaque de Ilhéus na Bahia, no país e no mundo. Isso representa mais arrecadação para Ilhéus e para o Estado, com mais receita para investimentos públicos, desenvolvimento econômico e social", comemorou Mário Alexandre.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Ilhéus, Soane Galvão, o aumento da importação de cacau em 2021, se relaciona às demandas das indústrias moageiras instaladas no distrito industrial de Ilhéus. 

"Nosso polo industrial moageiro do Sul da Bahia, processa 95% do cacau do Brasil, correspondente a 275 mil toneladas ao ano, o maior da América Latina. O fato de Ilhéus se tornar um polo de desenvolvimento, com mais infraestrutura econômica como o Porto Sul e a Fiol, é natural que seja o lugar de referência para o escoamento e recebimento de produtos, conservando cerca de mil empregos na alta operacionalização portuária", sublinhou.

Fonte: Muita Informação