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Transporte Aquaviário

Porto de Imbituba consolida-se com exportação de minério de ferro

A projeção é movimentar 400 mil toneladas nos próximos cinco meses pelo complexo portuário

07/11/2020 14h12

Foto: Porto de Imbituba - Divulgação

O Porto de Imbituba (SC) realizou, início deste mês de novembro, o embarque piloto de um projeto de exportação de minério de ferro que chega para se estabelecer no portfólio de cargas atendidas pelo complexo portuário, com projeção de movimentação de 400 mil toneladas nos próximos cinco meses.

A operação inaugural foi com o navio Nordic Stavanger, que embarcou 41 mil toneladas com destino ao Porto de Ijmuden, na Holanda. O graneleiro, com cerca de 190 metros de comprimento, a embarcação zarpou com quetro porões carregados de minério. A operação portuária foi a cargo da ILP e o navio está sob agenciamento marítimo da Orion.

Para o gerente comercial da Autoridade Portuária, Rui Roberti, trata-se de uma grande conquista para o Porto de Imbituba. “Representa a diversificação das cargas, em sintonia com as diretrizes de exploração dos portos. Sedimentando-se a carga, trataremos de estabilizá-la por meio de um arrendamento de longo prazo", destaca Roberti.

A atração dessa nova carga já repercute na qualificação da estrutura do porto. A Sul Norte Logística, operadora portuária, está concluindo um armazém de lona de 6.400 m² e construirá mais dois módulos 5.600 m² na retaguarda do Cais 3, especificamente para atender essa carga. A área ainda permite a expansão do projeto, caso necessário. Segundo Juliano Franco, gerente Administrativo da empresa, esta oportunidade de mercado tem um importante impacto social local na geração de empregos, com o aumento inicial de 20% no quadro de funcionários, apenas da Sul Norte, podendo abrir ainda mais vagas, dependendo do aumento de volume movimentado.

Eficiência logística e geração de renda

A carga agora embarcada via Porto de Imbituba tem origem em Corumbá, Mato Grosso do Sul, e chega pelo modal rodoviário. Antes o minério era escoado por hidrovia para a Argentina e Uruguai e depois seguia para a Europa por navegação marítima. Para o diretor-presidente do Porto de Imbituba, Luís Antonio Braga Martins, “a transferência logística de uma operação dessa magnitude de outros países para o Brasil impacta positivamente no desenvolvimento do próprio país, mantém os negócios e a renda no âmbito interno, beneficia diversas famílias com emprego e fomenta as empresas”.

“O Porto de Imbituba tem posicionamento estratégico no sul do Brasil, e oferece excelentes condições para a operação em lide, no que tange às facilidades portuárias. Fato este que demonstra estarmos no caminho certo”, ressalta Fábio Riera, diretor de Infraestrutura e Logística do porto.