Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Porto de Imbituba realiza 1ª. exportação de pellets de madeira

Ao todo, 16,5 mil toneladas do biocombustível estão sendo carregadas no navio Agia Sofia

21/07/2022 07h55

Foto: SCPAR Porto de Imbituba - Ícaro Braga

Pela 1ª vez, o Porto de Imbituba recebe embarque de pellets de madeira, fonte de energia renovável que será exportada para a Europa, atendendo a demanda de abastecimento aumentada em função da guerra na Ucrânia. Ao todo, 16,5 mil toneladas do biocombustível estão sendo carregadas, desde terça-feira (19), no navio Agia Sofia, atracado no Cais 3, sob o agenciamento da Orion. A previsão para desatracar é na sexta-feira (22), com destino ao Porto de Oristano, na Itália.

Neste primeiro navio, os pellets de madeira pertencem a quatro exportadores de Santa Catarina e dois do Paraná que devem enviar mais um navio com a carga, em outubro. Até o fim do ano, outro grupo de exportadores, também dos dois estados do Sul, pretende realizar mais dois embarques para a Europa.

As operações de pellets de madeira no Porto de Imbituba, em 2022, devem totalizar em torno de 60 mil toneladas e serão realizadas pela Serra Morena, que também armazena a carga na retroárea do Porto. Para 2023, estão previstos 10 embarques do granel a partir de Imbituba.