Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Porto de Itajaí recebe diploma da Cesportos

Documento comprova a capacitação da segurança portuária em Itajaí

14/06/2021 11h40

Foto: Divulgação

“Eu tenho a imensa satisfação de entregar para o Porto de Itajaí (SC), a deliberação da Conportos (Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis), e a Declaração de Cumprimento Nº 14/2021 ao qual atesta a Superintendência do Porto de Itajaí por cumprir o ISPS Code (Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias). Para a Cesportos, demonstra que o Porto de Itajaí, é um porto que leva muito a sério a segurança, e isso mostra que temos um porto seguro”, disse Thiago Giavarotti, coordenador da Cesportos (SC) e Delegado da Polícia Federal, em ato comemorado na sexta-feira, 11, na sede da superintendência. O documento já foi publicado no Diário Oficial da União.

Em maio deste ano a Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, foi contemplada com a Cesportos (Comissões Estaduais de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis), através da realização de um Exercício Simulado de Gerenciamento de Crises na retroárea do Porto de Itajaí, sendo reproduzida uma tentativa de invasão às instalações portuárias com tomada de reféns.

O propósito desta ação foi avaliar a efetiva implementação dos Planos de Segurança Portuária do Porto de Itajaí (área pública e área arrendada), da mesma maneira que, os níveis de resposta local, regional e central da Policia Federal referente a crises em instalações portuárias catarinenses também fossem avaliados.

O desempenho do simulado resultou na re-certificação desta declaração designada ao Porto após o ano de 2004, gerando outras certificações durante todo o período de funcionamento.

“A entrega da declaração de cumprimento, indica que o Porto de Itajaí cumpre integralmente esses dispositivos nacionais. O simulado foi aplicado justamente para verificar se o plano de segurança portuária está sendo cumprido”, comentou Jorge Mauricio Froeder, chefe do Nepom de Itajai.

Para o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, a declaração de conformidade do ISPS Code (Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias) resulta em completa satisfação, devido aos avanços realizados em conjunto nos últimos anos. “O simulado efetuado pela Polícia Federal, na verdade veio testar todos os nossos sistemas de segurança, e felizmente a polícia federal elogiou todo o controle. Para nós, é uma medida entusiasmada principalmente por sabermos que todo o setor da Superintendência tem se esmerado a realizar o melhor trabalho possível. Neste ponto é importante ressaltar todo o efetivo da Guarda Portuária que vem desenvolvendo a segurança de nossas instalações com muito êxito”, comenta.

Para Diogo Henrique Schmitt, inspetor de Segurança Portuária, no ato representando o coordenador-geral de Sistema de Segurança Portuária, Sandro de Ramos, “a declaração de cumprimento é uma coroação de um trabalho que vem sendo realizado há quatro anos. Foi um trabalho feito em conjunto, uma integração de todos os setores da SPI (Superintendência do Porto de Itajaí), inclusive com a participação direta da Cesportos”.

O porto de Itajaí tem uma característica única no país de ter dois recintos alfandegados sem uma divisão física, e isso importou na implementação de controles gerenciais através de sistemas de informática e câmeras, demonstrando a segurança total das instalações portuárias.