Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Porto de Itajaí recebe maior embarcação da Marinha do Brasil

Com 208,12 m de comprimento e 30,4 m de largura, também é o maior navio a serviço das forças armadas na América Latina

22/01/2021 07h26

Foto: Porto de Itajaí - Divulgação

Atracou no berço 4 do Porto de Itajaí o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico A 140”. A embarcação da Marinha do Brasil tem 208,12 metros de comprimento e 30,4 metros de largura e é o maior navio a serviço das forças armadas na América Latina. Vindo do Rio De Janeiro, ele chega à Itajaí com 974 tripulantes, sendo 250 aspirantes a Oficiais e ficará na cidade até sábado (23).

A tripulação irá cumprir uma série de exercícios como: operações com aeronaves, transferência de óleo combustível e água no mar e manobras táticas entre navios. As atividades fazem parte da formação dos aspirantes da Escola Naval, o Aspirantex. A Fragata “União”, que está atracada no píer da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, também chegou na cidade nessa quinta-feira e participará dos treinamentos.

“Essa comissão tem a fase no mar e também tem a fase de porto, que é importante para que eles saibam como o navio opera no mar e também conhecer as cidades, a Zona portuária e as belezas de Itajaí”, ressalta o Delegado da Capitania dos Portos de Itajaí, Capitão de Fragata Eduardo Rodrigues de Paula, que espera que a passagem pela cidade possa contribuir para que os aspirantes façam uma boa escolha de corpo.

A ampla escolha de corpo, aliás, é um marco histórico para as futuras oficiais da Marinha, que participam do Aspirantex 2021 e estão a bordo do navio “Atlântico A 140”. Pela primeira vez as aspirantes da Escola Naval poderão escolher os Corpos dos Fuzileiros Navais e da Armada. Até então elas eram direcionadas diretamente ao Corpo de Intendentes. “Temos cerca de 250 aspirantes a bordo e é um motivo de orgulho para a cidade receber o Aspirantex, que é uma comissão muito tradicional na Marinha do Brasil, para conhecerem a cidade e se familiarizarem a bordo”, destaca o Capitão dos Portos de Santa Catarina, Capitão de Mar e Guerra Caio Vinicius Cesar Feitosa.

“Nos honra muito receber esses navios e demonstra o quão importante é o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes para o Brasil, demonstra que a Marinha tem segurança nas nossas instalações por colocar esse equipamento atracado e demonstra que a cada vez mais o município de Itajaí estará ligado as atividades náuticas e atividades de Marinha”, enfatiza o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

Ele também lembra que para esse ano a Prefeitura de Itajaí, em parceria com a Marinha do Brasil, a Superintendência do Porto de Itajaí e o Instituo Soto, prepara a inauguração do Museu dos Portos e Museu da Marinha.

Para o prefeito Volnei Morastoni, Itajaí é uma cidade amiga da Marinha pois relaciona com muito êxito uma parceria de longa data entre Autoridade Portuária e Autoridade Marítima. “Pela vocação da nossa cidade, pelo rio e pelo mar, aqui está a nossa identidade, aqui está a nossa vocação e aqui está a nossa ligação histórica e cultural com a Marinha Brasileira. O Porto tem na Marinha uma referência e a Autoridade Portuária municipal tem essa relação antiga que vamos fortifica-la ainda mais, principalmente com esse grande projeto que é a construção das fragatas, que irá tornar nossa cidade uma referência na construção naval militar”, disse Volnei.