Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Porto de Itajaí recebe terceiro navio roll on roll off

Embarcação trouxe a bordo 784 veículos importados da montadora alemã BMW

26/05/2022 10h31

Foto: Porto de Itajaí - Divulgação

O navio Florida Highway, atracou no berço 03 do Porto de Itajaí, na tarde da quarta-feira (25), com veículos da montadora alemã, modelos BMW e Mini Coopers. No total, 784 unidades (veículos importados) foram trazidas do Porto de Santos (SP).

De acordo com a diretoria-geral de Operações Logísticas da Superintendência do Porto de Itajaí, o navio registrou um volume aproximado de 1588 toneladas. Ao desatracar do Porto de Itajaí, tem seu destino no roteiro marítimo, o porto de Zarate, na Argentina, onde conclui suas escalas. “No porto de Itajaí, a previsão deste tipo de operação será mensal”, destaca a Autoridade Portuária.

O navio Florida Highway é de bandeira do Panamá, com 199,97 metros de comprimento e 32,26m de boca (largura). A embarcação pertence a companhia de transporte oceânico, Armador K-LINE, originária do Japão.

A embarcação executa o sistema Roll On Roll Off, que consiste na retirada dos veículos de dentro do navio por meio de uma rampa elevatória. Após a descida, os carros são deslocados para o pátio da área primária. Esta operação pode levar até cinco horas, dependendo da quantidade de veículos a serem retirados.

“O Porto de Itajaí se sobressai na logística, se destacando entre os demais portos brasileiros pelo sistema roll on roll off. Com a qualificação dos nossos trabalhadores portuários, e o sucesso deste tipo de operações, demonstra plena capacidade e condições para este tipo de movimentação. Sem dúvida, uma união que faz a força do Porto de Itajaí, com extrema eficiência operacional”, destaca Fábio da Veiga, superintendente do Porto de Itajaí.

Após o desembarque do navio, os veículos são deslocados para os pátios da ValePort, e do Recinto Alfandegado Contíguo (RAC), onde são vistoriados.  Em seguida, os automóveis são embarcados em caminhões cegonheiras, e destinados para outras cidades e estados do Brasil.

Com base em desembarques já realizados, um montante de até cem veículos leva cerca de uma hora para ser descarregado da embarcação, obtendo 100% de eficiência na operação e sem o registro de danificações.

“A retomada deste tipo de operações de cargas, após dois anos, é motivo de orgulho e satisfação em receber a montadora BMW em nosso porto, visto que sua capacidade operacional é destacada frequentemente, por diversos fatores positivos. Esta operação intensifica a economia local e de Santa Catarina, através de um trabalho em equipe desenvolvido com extrema capacitação, comprovando a eficiência de uma Autoridade Portuária Pública e Municipal”, conclui o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.