19/08/2020 08h44
Foto: Porto de Pelotas - Divulgação
O arrendamento de área portuária destinada à movimentação e armazenagem de carga geral, especialmente toras de madeira, localizada no Porto de Pelotas (RS), denominada PEL01, será objeto do edital que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários - Antaq deverá publicar em janeiro de 2021.
A expectativa é que o leilão aconteça em abril de 2021. A informação é do presidente da Comissão Permanente de Licitação de Arrendamentos Portuários (CPLA) da Antaq, Bruno Pinheiro. Até o próximo dia 26, a Antaq realizará consulta e audiência públicas, visando o recebimento de contribuições.
PEL01
A área PEL01 tem 23.510 metros quadrados. O arrendatário assinará um contrato por 15 anos. A receita brutal global será de R$ 163 milhões. O investimento total a ser feito pelo vencedor do leilão alcançará R$ 16 milhões. A expectativa de movimentação ao longo do período contratual é de 9,8 milhões de toneladas.
Trata-se de uma brownfield (área previamente ocupada por estruturas permanentes) que inclui 3.300 metros quadrados de píer, armazém e duas balanças rodoviárias.
Para o diretor da Antaq, Adalberto Tokarski, o arrendamento a ser realizado viabilizará o terminal, que beneficiará toda a cadeia produtiva, Pelotas, Rio Grande e o estado do Rio Grande do Sul. Conforme o diretor interino da Antaq, Joelson Miranda, a licitação é fundamental para a economia local, além de melhorar a eficiência dos portos brasileiros, que é o objetivo da Agência e do governo federal com o programa de arrendamentos portuários.