Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Porto de Salvador completa 109 anos de história

O porto baiano está localizado na Baía de Todos os Santos, a segunda maior baía navegável do mundo

13/05/2022 11h30

Foto: Divulgação

O Porto de Salvador  completa 109 anos, nesta sexta-feira (13). O Porto do Brasil, como era chamado, foi criado a partir do Decreto nº 11.236. Localizado na Baía de Todos os Santos - a segunda maior baía navegável do mundo -, junto com os Portos de Aratu-Candeias e Ilhéus, mais sete TUPs (Terminal de Uso Privado), integra o complexo portuário da Bahia.

A escolha do local tem relação com o desenvolvimento da própria cidade de Salvador. Thomé de Sousa, primeiro Governador-Geral, escolheu a área onde fica o Elevador Lacerda para montar o centro administrativo da província. Na região, por onde também se desenvolveu o Centro Histórico, até hoje está o Palácio Rio Branco, antiga Casa do Governo, e ao redor demais prédios antigos, como a Câmara de Vereadores. O Porto foi construído no Comércio pela proximidade das ladeiras que davam acesso à primeira área habitada, como as ladeiras da Paciência e da Preguiça.

Desempenho

Administrado pela Companhia das Docas do Estado da Bahia - Codeba, o Porto de Salvador foi responsável em 2021 pela movimentação de 5.665.376 milhões de toneladas de commodities, peças de projetos, celulose, soja, além da movimentação de contêineres. 

O porto da capital baiana figura entre os 50 melhores do mundo, de acordo com o Índice Global de Desempenho Portuário de Contêineres (CPPI), divulgado este ano pelo Banco Mundial e IHS Markit. O ranking utiliza dados de escalas portuárias de armadores que respondem por 80% da capacidade global da frota de contêineres.

O Porto de Salvador  hoje é reconhecido como o mais eficiente do Brasil em movimentação de contêineres. Desde 2000, a Wilson Sons investiu mais de R$ 900 milhões no Tecon Salvador, sendo R$ 443 milhões apenas nos últimos dois anos. Com a recente ampliação do berço de atracação, que passou de 377 metros para 800 metros, o porto baiano poderá receber, simultaneamente, dois navios New Panamax, os maiores porta-contêineres do mundo, uma tendência do comércio mundial. O Tecon conta com infraestrutura similar às dos maiores portos, com logística 4.0 e equipamentos de alta tecnologia, incluindo três STS New Panamax, três Super Post-Panamax, três STS Panamax e 16 RTGs elétricos, todos com sistema regenerativo de energia.

Entre janeiro e dezembro do ano passado, o terminal de contêineres recebeu 376,4 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), o maior volume já movimentado desde o início das atividades da unidade.