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Transporte Aquaviário

Porto de Salvador recebe primeiro supernavio de 366 metros

O navio MSC Orion atracou no Tecon Salvador, inaugurando a rota regular da Bahia para a Ásia

24/07/2024 15h05

Foto: Divulgação

O Terminal de Contêineres (Tecon Salvador) do Porto de Salvador recebeu nesta quarta-feira, dia 24 de julho, o navio MSC Orion, com 366 metros de comprimento e calado de 16 metros, com capacidade para transportar 15 mil contêineres. É o primeiro navio desta classe a navegar as águas da Baía de Todos-os-Santos.

O supernavio chegou ao terminal baiano, unidade de negócio da maior operadora de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, a Wilson Sons, inaugurando a rota regular da Bahia para a Ásia, e demandou a movimentação de 800 contêineres.

A operação realizada faz parte da rota direta com a Ásia, serviço iniciado este mês e que terá saídas semanais, fortalecendo a relação não apenas com a China, mas também com os mercados de todo o Extremo Oriente.

“A primeira escala de um navio de 366 metros na Bahia é motivo de celebração para a MSC. A operação do MSC Orion demonstra e reitera o nosso compromisso em ofertar capacidade de transporte para impulsionar o crescimento do comércio exterior brasileiro", afirma a MSC.

A nova rota marítima permitirá que o Norte e o Nordeste do País se conectem de forma mais eficiente com estas regiões e permitirá que o Centro-Oeste e Sudeste encontrem alternativas aos gargalos logísticos inerentes à cadeia de suprimentos atual.  Entre os principais segmentos da exportação que poderão se beneficiar desta linha direta, estão o algodão baiano, carne, frutas, celulose, químicos e petroquímicos. Nas importações, os segmentos de energia renovável, químicos e petroquímicos, automotivo, fertilizantes, eletroeletrônicos também serão mais competitivos.

“Estamos muito orgulhosos em oferecer ao mercado nacional um serviço que fornece escalas diretas entre a Ásia e o Nordeste brasileiro. Este lançamento reitera nosso compromisso em oferecer capacidade de transporte que irá impulsionar o crescimento do comércio exterior brasileiro e fortalece a nossa convicção no grande potencial que a Região Nordeste já possui”, destaca a MSC Mediterranean Shipping do Brasil.

Antonio Gobbo, residente da Companhia das Docas do Estado da Bahia - Codeba - Foto: Lúcio Barbosa

"O evento de hoje é emblemático no restabelecimento de uma rota regular entre a Bahia e a Ásia. É simbólico no sentido de recebermos o maior navio porta-contêineres em operação no Brasil e marca o início de um evento cotidiano, que se tornou possível graças à competência técnica e comercial do Tecon e à ação coordenada entre a Autoridade Marítima e a Autoridade Portuária”, pontua o presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia - Codeba, Antonio Gobbo. 

“O reestabelecimento dessa rota, em condições competitivas, consolida a posição da Bahia, do Tecon Salvador e do Porto de Salvador como o hub logístico internacional. A atracação de embarcações dessa classe é resultado também do total apoio do Ministério dos Portos e Aeroportos (MPor), com investimentos em infraestrutura, dragagens e requalificação física e tecnológica”, completa Gobbo.

Angelo Almeida, secretario de Desenvolvimento Econômico (SDE) da Bahia - Foto: Lúcio Barbosa

O secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE) da Bahia, Angelo Almeida, comemorou o marco, afirmando que a rota contribuirá com o desenvolvimento econômico baiano, apresentando uma nova performance comercial e logística para a Bahia. “É o primeiro navio com essa dimensão que chega na Bahia para alavancar a nossa economia, fortalecendo a logística do Nordeste com a Ásia. Nosso estado é um grande produtor de riquezas em diversos segmentos e a logística de escoamento é uma importante aliada do desenvolvimento do estado, colaborando com nossas relações econômicas e fraternas com o continente asiático, lideradas pelo governador Jerônimo Rodrigues. A Bahia está cada vez mais presente do outro lado do mundo”.

O Porto de Salvador foi o segundo do Brasil a receber a autorização da Capitania dos Portos da Bahia para operar navios de até 366m, ainda em 2018, se antecipando às mudanças que as principais rotas mundiais já apresentavam e que logo chegariam ao País, demandando maior eficiência operacional dos terminais brasileiros. “Este ano, o Banco Mundial e a S&P Global Market Intelligence mostraram o Tecon Salvador como o 6º melhor terminal de contêineres do mundo, na categoria até 500 mil TEUs, como resultado de uma pesquisa feita com os donos dos navios sobre eficiência no atendimento. Somado a este importante reconhecimento, entramos na rota dos maiores navios do mundo, o que evidencia a posição de destaque que Salvador vem conquistando e que favorece uma extensa cadeia de produtores, indústrias de variados segmentos, dentro e fora da Bahia”, analisa Demir Lourenço, diretor-executivo do Tecon Salvador. 

Demir Lourenço, diretor-executivo do Tecon Salvado - Foto: Lúcio Barbosa

Os investimentos empregados pela Wilson Sons no terminal, iniciados no ano 2000, já ultrapassam R$ 1 bilhão, culminando na recente duplicação de cais, aumento da profundidade do calado para 16 metros, ampliação de retroárea para armazenamento das cargas, adoção de novas tecnologias, aquisição de maquinários elétricos equivalentes aos utilizados nos portos mais modernos no mundo e em treinamento de equipes operacionais. “Diante das mudanças do mercado, com o trânsito de uma classe de navios cada vez maiores, tínhamos que estar preparados para garantir a manutenção das rotas e atrair novas, como o que está sendo feito agora com o continente asiático”, reforça Lourenço.

O Tecon Salvador reuniu, nesta quarta-feira (24),  autoridades, empresários, comunidade local e visitantes para celebrar a operação.

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