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Transporte Aquaviário

Porto de Santos completa 128 anos

Para comemorar, é realizado o 1º Festival Porto Cidade

02/02/2020 08h11

Foto: Codesp - Divulgação

O Porto de Santos completa 128 anos neste domingo, dia 2 de fevereiro, e a comemoração será marcada com o 1º Festival Porto Cidade. Com patrocínio da Santos Port Authority (SPA) e do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), o evento está sendo realizado, neste final de semana, com a disputa de veleiros monotipos e oceânicos na praia santista (canal 6) e uma prova 5k percorre as ruas do Centro de Santos.

“A iniciativa busca aproximar o Porto da comunidade com aquilo que mais a representa, o mar e a cidade”, diz o presidente da SPA, Casemiro Tércio Carvalho. “A ideia é que os eventos entrem para o calendário oficial da cidade”, afirma Tércio.

“O evento é aberto e convidamos mesmo os que não se inscreveram nas provas a participar das comemorações. É uma oportunidade de integração das cidades que abrigam o maior complexo portuário brasileiro. Serão dois dias de festa, marcando o aniversário desse gigante. Um orgulho para cada cidadão que faz parte dessa história de desafios e vitórias”, diz o presidente do Sopesp, Régis Gilberto Prunzel.

Na ocasião, será também lançado o selo Porto-Cidade, uma marca que será usada sempre que houver eventos e projetos voltados ao fortalecimento da relação porto-cidade, tanto pela SPA quanto pelas outras instituições ligadas ao setor portuário na Baixada Santista.

Porto de Santos

O Porto de Santos é o maior complexo portuário da América Latina e responde pela movimentação de quase um terço das trocas comerciais brasileiras. Administrado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), vinculada ao Ministério da Infraestrutura, o Porto localiza-se a apenas 70 quilômetros da região mais industrializada do Hemisfério Sul e também do maior mercado consumidor e produtor da América Latina, a Grande São Paulo, onde vivem mais de 20 milhões de pessoas. Cerca de 90% da base industrial do Estado de São Paulo localiza-se a menos de 200 quilômetros do Porto de Santos, que gera cerca de 33 mil empregos

O Porto está ligado ao parque industrial da Grande São Paulo e aos centros produtores do interior por duas rodovias e por duas ferrovias. Possui, aproximadamente, 14 quilômetros de cais acostável, incluindo os terminais privativos. Dispõe de 38 armazéns de primeira linha e de 34 armazéns de retaguarda, permitindo a armazenagem de cerca de 1 milhão de toneladas de mercadorias diversas. Pátios e galpões podem receber mais 400 mil toneladas. 

A zona de influência ou "hinterland" do Porto de Santos abrange os estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul e parte dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Mato Grosso. O Porto também serve à Capital do País, bem como à Bolívia e ao Paraguai. 

O Porto de Santos movimenta cargas de todos os estados brasileiros e é o maior exportador de açúcar, suco de laranja e café em grãos do mundo, destacando-se também a soja, o milho, o álcool, automóveis e produtos industrializados em geral.

Nas últimas décadas, o Porto registrou grandes ampliações, melhoramentos e modernização, com a entrada em funcionamento de diversos terminais privativos, de terminais especializados para contêineres, fertilizantes, granéis sólidos, açúcar e granéis lí­quidos, novas ligações ferroviárias – mais de 100 quilômetros de trilhos -, melhoria e reaparelhamento de seu sistema viário.

Histórico

O Porto de Santos iniciou suas atividades no princí­pio do século XVI, operando com estruturas rudimentares até 02 de fevereiro de 1892, quando foram inaugurados os primeiros 260 metros de cais construí­dos.

Em 2 de fevereiro o porto inaugurou o primeiro trecho de cais, com 260 metros, o qual foi entregue ao tráfego, com a atracação do navio inglês Nasmyth. Devido à sua vital importância para a economia pujante do estado, as obras prosseguiram dentro dos prazos estabelecidos, sob a orientação técnica do engenheiro Weinschenk. Em 1893, foi aberto o restante do cais contratado, perfazendo 846 metros, e nesse mesmo ano, a 27 de julho, a São Paulo Railway ligou seus trilhos aos da Companhia Docas de Santos.

Os terminais privativos passaram a ser implantados no Porto de Santos a partir de 1968, com a inauguração do terminal privativo da Cosipa, em Cubatão, com cais de 300 metros de extensão. Outras grandes empresas procuraram o mesmo caminho.

Em 8 de novembro de 1980, ocorreu o fim da concessão da Companhia Docas de Santos, passando a administração e seu acervo a pertencer à Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), sociedade de economia mista, que até março de 1990 permaneceu ligada à Portobras e, atualmente, ao Ministério de Infraestrutura. 

Nas últimas décadas, foram realizadas grandes ampliações, melhoramentos e modernização, dragagens e derrocagens, além da entrada em funcionamento de diversos terminais privativos, de terminais especializados para contêineres, fertilizantes, granéis sólidos, açúcar e granéis lí­quidos, novas ligações ferroviárias – mais de 100 quilômetros de trilhos -, além da melhoria e reaparelhamento de seu sistema viário.

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