Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Porto de Santos é pioneiro na adoção de plataforma para operações

A nova plataforma, batizada de OiBR, substituirá o atual aplicativo Oi-Cepai

12/02/2025 11h28

Foto: APS - Divulgação

Um novo aplicativo irá reforçar a segurança dos portos brasileiros. O complexo santista será pioneiro da implantação da tecnologia, apresentada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em evento no Parque Tecnológico de Santos (SP), nesta terça-feira (11).  

A nova plataforma, batizada de OiBR, substituirá o atual aplicativo Oi-Cepai, centralizando e modernizando o registro de ocorrências de segurança e proteção nos portos. O sistema compila informações e consolida dados para orientar a tomada de decisões estratégicas tanto nas ações de segurança operacional (safety) quanto nas de proteção portuária (security). 

Para o gerente de Segurança do Trabalho da APS, Ernesto Henriques da Costa Jr., que participou do desenvolvimento da plataforma, o sistema trará mais assertividade à atuação da empresa. "Quando agregamos inteligência às ações de monitoramento e segurança, nós conseguimos dimensionar melhor os acidentes e evitar alarmes falsos, direcionando melhor os esforços da Autoridade Portuária", comenta. 

Eduardo Nery Machado, presidente da Antaq - a agência nacional responsável por regular e fiscalizar os serviços aquaviários -, explicou que "a solução vai permitir o compartilhamento e a integração de informações, ajudando os atores envolvidos na operação portuária a darem respostas mais céleres a eventuais incidentes. Com dados estruturados, torna-se mais fácil entender os problemas e corrigir as causas, e não os sintomas", completou.  

Inovação 

A partir da experiência inicial nos portos de Santos e São Sebastião, no âmbito da Comissão Estadual de Prevenção de Acidentes e Incidentes do Complexo Portuário de Santos e São Sebastião (Cepai-SP), a Antaq pretende expandir a utilização do OiBR para as demais instalações do país. De acordo com Ernesto, a definição do Porto de Santos para o lançamento da tecnologia consolida a liderança do complexo no setor nacional. 

"O Porto de Santos, pela sua importância e dimensões, é pioneiro em todas as novas experiências de logística, segurança e demais áreas da operação portuária. Não apenas o Brasil, mas o mundo se inspira na experiência de Santos e a APS trabalha para continuar contribuindo para o desenvolvimento do setor em todo o país", registra o gestor.