Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Porto de Santos ganha mais uma passarela de pedestres

Nova travessia sobre a linha férrea beneficia cerca de 15 mil pessoas por dia

17/12/2025 11h04

Foto: APS - Divulgação

A Autoridade Portuária de Santos (APS) e a Associação Gestora da Ferrovia Interna do Porto de Santos (AG-FIPS) entregaram mais uma passarela de pedestres sobre as linhas férreas do Porto. A nova travessia liga a Avenida Engº Sérgio da Costa Matte (via perimetral da margem direita do Porto de Santos) à Avenida Ulrico Mursa, no bairro Paquetá, em Santos.

Segundo o presidente da APS, Anderson Pomini, a nova passarela vai atender cerca de 15 mil pessoas por dia: “estamos fechando muito bem o ano, com a entrega desta passarela, que representa o respeito da APS com a relação Porto-cidade e com a operação portuária”, afirmou.

A passarela atende aos trabalhadores dos terminais portuários da região – que é o mais movimentado cais de exportação de açúcar do mundo – e aos usuários das catraias que fazem a travessia Santos-Guarujá (Vicente de Carvalho), quando não é possível fazer o embarque na bacia do Mercado. Isso ocorre quando a maré está alta ou há obras na via aquaviária do Rio dos Soldados (canal que segue o trajeto da Avenida Ulrico Mursa e é usado pelos catraieiros para chegar ao estuário).

A passarela do Canal do Mercado foi construída pela AG-FIPS. São cerca de R$ 17 milhões em investimento nesta obra. O percurso para transpor as vias férreas pela passarela é de aproximadamente 300 metros.

Esta é a quinta passarela sobre a linha férrea entregue nos últimos três anos, e a terceira construída no âmbito da cessão da Ferrovia Interna do Porto de Santos (uma o boulevard aéreo de acesso ao Parque Valongo – passarela de pedestre Engº Colla – e a mais recente no acesso ao terminal de cruzeiros, entregue outubro).

Em janeiro de 2023 a APS inaugurou a passarela Alfândega-Cais, a primeira a ligar o centro histórico ao Parque Valongo, obra que atende também os usuários das travessias de barcas entre Santos e Guarujá (Vicente de Carvalho). No ano passado, foi entregue a passarela na Avenida Mário Covas Junior, junto aos terminais de embarque de celulose.