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Transporte Aquaviário

Porto de Suape volta a bater recorde de movimentação

Os números da carga conteinerizada foram bastante expressivos

25/01/2020 07h55

Foto: Porto de Suape - Ascom

O Porto de Suape bateu novo recorde histórico em seus 41 anos de funcionamento: em 2019, foram 23,8 milhões de toneladas de cargas movimentadas, volume 2% superior ao do ano passado, quando foram movimentadas 23,4 milhões de toneladas. O recorde anterior havia sido batido em 2017, com 23,6 milhões de toneladas. Além de um sinal de reação econômica, o resultado está diretamente associado à diversificação de cargas movimentadas no porto e foi anunciado em coletiva à imprensa, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

É o que comprovam os números da carga conteinerizada, que também bateu recorde histórico. Houve um crescimento de 5,7%, passando de 5 milhões de toneladas em 2018 para 5,3 milhões, no ano passado, totalizando 291.166 toneladas a mais. Em TEUs (do inglês Twenty-foot Equivalent Unit - unidade equivalente a 20 pés), esse crescimento foi de 4,7 % (de 454.721 mil TEUs para 476.304 mil TEUs). Nas duas medidas, o volume também é o maior até hoje e mantém Suape na liderança regional em movimentação de contêiner.

A movimentação de granéis líquidos (combustíveis, GLP, óleos minerais, etc.) ficou estável, com crescimento de 0,1%, passando de 17,624 para 17,634 milhões de toneladas, consolidando Suape como maior hub de granéis líquidos do país. Esse tipo de carga representa 74% de toda a movimentação no Porto e também é responsável por Suape ser o principal porto de cabotagem do Brasil, pois, a partir dele, os produtos são distribuídos para outros terminais em navios menores.

A carga geral solta foi a que apresentou o maior percentual de crescimento entre todos os tipos de mercadorias, encerrando o ano com 386,5 mil toneladas e 54,8% de aumento, tendo em vista que em 2018 o total movimentado foi de 249,6 mil toneladas. Nesse grupo, estão as cargas como açúcar em saco (aumento de 346%), torre e pá eólica (aumento de 323%), chapas e bobinas de aço (aumento de 77%), tarugos e veículos, entre outros. O grande incremento na carga solta se deve às exportações de açúcar para países da África e para a Turquia, e ao embarque das peças de aço para Colômbia, Peru, Jamaica e Canadá.

“O resultado nos dá ainda mais confiança no crescimento econômico do porto, principalmente porque esse crescimento é baseado na carga conteinerizada, que é a mais nobre e com maior potencial para desenvolver o Estado de uma maneira geral e que reforça o potencial de Suape como centro de distribuição regional”, observou o presidente de Suape, Leonardo Cerquinho. “Temos boas perspectivas para os granéis líquidos, sólidos e as cargas soltas, que tiveram um aumento significativo porque o setor de energia eólica ganhou fôlego. Estamos certos de que 2020 será um ano de resultados ainda melhores”.

Bruno Schwambach e Leonardo Cerquinho. Foto: Danielle Coutinho

Granéis sólidos registraram crescimento de 5,5%, fechando o ano com 490,8 mil toneladas, 25 mil toneladas a mais do que em 2018, impulsionado pela primeira movimentação de coque da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), que embarcou 31 mil toneladas do produto para a China. Trigo e escória completam esse grupo de carga. O número de navios que atracaram no Porto de Suape subiu de 1.461 para 1.474 em 2019.

Na navegação de longo curso, a importação de mercadorias aumentou 8,7%, somando 5,62 milhões de toneladas em 2019, 450 mil toneladas a mais que 2018. A exportação de cargas caiu 5,3%, totalizando 2,33 milhões de toneladas no ano passado ante 2,46 milhões em 2018. Um dos principais fatores foi a movimentação de veículos, que somou 46.721 unidades em 2019, 19.563 unidades a menos que em 2018, queda motivada pela crise econômica na Argentina, principal destino dos veículos exportados via Suape. Mesmo com a redução, Suape continua sendo o porto com maior movimentação de veículos no Nordeste.

O secretário Bruno Schwambach reforçou que as perspectivas para 2020 são muito positivas para Suape e para o Estado. “Estamos muito animados, entre outras coisas, com a venda da refinaria. Hoje ela tem operado com praticamente a metade de sua capacidade (de 230 mil barris por dia), porque não conseguiu concluir o segundo trem. Então, a perspectiva é de que um operador privado, no mínimo, conclua o que está faltando”, declarou. Ele registrou que o Estado fechou cerca de R$ 15 bilhões em investimentos em 2019 e que os novos negócios vão gerar cerca de 22 mil empregos em Pernambuco. E destacou que mesmo empresas instaladas fora do território de Suape, como a Ypê, que vai ser implantada em Itapissuma, no Grande Recife, deverá aumentar a movimentação no porto.

Inovação

Por ser referência em localização, estrutura e proximidade ao ecossistema tecnológico, o Porto de Suape está entre os quatro portos do Brasil que vão implantar o software Port Community Systems – sistema de informações capaz de integrar todos os atores que fazem parte da comunidade portuária. Essa tecnologia já é realidade em vários portos do mundo e tem a função de otimizar o trabalho da gestão portuária, administrando o tempo de trabalho e o esforço da equipe. A iniciativa, apresentada em dezembro passado, é do Prosperity Fund, fundo de investimento britânico para países em desenvolvimento, e visa otimizar os processos do comércio exterior, reduzindo o tempo de importações e exportações nos portos brasileiros. O ano de 2019 foi de consolidação de dados para a Empresa Suape.

Sustentabilidade

Ao longo de 2019, várias ações na área ambiental foram desenvolvidas. Destaque para a implantação do Centro de Prontidão Ambiental – Base Mar (CPA), inaugurado em junho no Porto de Suape, que traz mais segurança para as empresas instaladas no Complexo. O equipamento é pioneiro no Brasil em ações de prevenção e identificação de potenciais riscos de acidentes com derramamento de óleo no mar e foi fundamental nas ações de contenção e remoção do óleo que atingiu as praias e rios da região. Para proteger os estuários, o CPA instalou dois quilômetros de barreiras de contenção nos rios Massangana, Tatuoca, Jaboatão e Maracaípe.

Na área de educação ambiental, o Projeto Pedagogia Ambiental de Suape atendeu 377 pessoas no ano passado, que concluíram os seguintes cursos gratuitos: Curso Livre de Educação Ambiental, Curso de Pedagogia Ambiental, Curso de Gestão de Resíduos Sólidos  – A experiência de Suape, Curso Nascentes  – Educação  Ambiental para conservação do nascer das águas e a Oficina de Restauração Florestal – Mata Atlântica. Implantado em março de 2010, o projeto já capacitou mais de 4,1 mil pessoas.

Perspectivas para 2020

Uma das expectativas para este ano é a licitação do arrendamento do segundo terminal de contêineres do Porto de Suape. O processo passou por ajustes no TCU e deve ser lançado pela Antaq em breve. O Tecon 2 deve receber R$ 1,2 bilhão em investimentos privados e é importante para potencializar Suape como um hub port nacional.

Para disciplinar e regulamentar os veículos de transporte de cargas que acessam a área portuária, serão inaugurados três pátios de triagem de caminhões neste ano com 500 vagas estáticas cada. As empresas operadoras dos pátios vão oferecer os seguintes serviços de apoio aos motoristas: sanitários e vestuários de uso gratuito; restaurante e lanchonete; atendimento médico de emergência; área de descanso e vivência; serviços de oficina, reparo e borracharia de caminhões. Diariamente, o porto recebe uma média de dois mil caminhões e, com os pátios, esses usuários vão desfrutar de um melhor serviço, com estrutura adequada para os caminhoneiros, além de melhorar toda a logística portuária.

Outra iniciativa que será consolidada neste ano é a implantação do SuapeGeo. O projeto vai unir várias tecnologias como geoprocessamento e geolocalização, entre outras, consolidando informações sobre o território de Suape e sobre a dinâmica de como esse território atua entre os diversos atores. Um dos ganhos será o reconhecimento e a caracterização do espaço geográfico mais precisos, ajudando nas negociações de áreas para instalação de empresas, além de apoiar no combate ao desmatamento e invasões. A ferramenta está sendo desenvolvida na plataforma SIG (Sistema de Informações Geográficas) ou, em inglês, GIS (Geographic Information System), que terá um grande banco de dados com imagens de satélites, dados cartográficos, fotográficos, digitais e planilhas.

Há perspectiva de retomada da implantação do Ramal Suape da Ferrovia Transnordestina, visto que o Governo do Estado vem construindo tratativas com o Ministério da Infraestrutura para encontrar uma solução à continuidade da obra. O Porto de Suape também terá avanços na área de inovação com desenvolvimento de soluções e acordos de cooperações com parceiros relevantes.

Entendendo que o desenvolvimento econômico precisa caminhar em conjunto com as questões sociais e ambientais, uma série de ações já estão sendo direcionadas para esses setores, sobretudo voltados para geração de renda. Na Zona de Preservação Ecológica, Suape vai iniciar o plantio de 400 hectares de mata atlântica e contratar os estudos para criação das três unidades de conservação: Cocaia, Ilha dos Martins e Tiriri, com seus respectivos planos de manejo.