Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Porto de Vitória implanta VTMIS

O sistema vai tornar mais segura a espera de navios e aumentar a eficiência da movimentação de embarcações no local

19/12/2019 11h28

A Indra, uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria, implantou no Porto de Vitória uma solução pioneira no Brasil e na América Latina: o Sistema de Gerenciamento e Informação de Tráfego de Embarcações (VTMIS, na sigla em inglês), que tem como objetivo tornar mais segura a espera de navios e aumentar a eficiência da movimentação de embarcações no local.

“O VTMIS representa uma inovação importante e necessária para o Porto de Vitória. Estamos muito satisfeitos com a parceria e esperamos que os resultados possam se manter consistentes ao longo do tempo”, afirma o presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Julio Castiglioni.

Atualmente, dois radares monitoram a entrada em mar aberto, a bacia do porto de Vitória, as áreas de fundeio e o acesso ao canal. As informações dos navios são reunidas em um único centro de processamento de dados e analisadas por equipes especializadas.

Na opinião do coordenador de Gestão do Vessel Traffic System (VTS) do Porto de Vitória, Agostinho Sobral Sampaio, o VTMIS permite que informações de posicionamento geográfico e rastreabilidade das embarcações sejam obtidas, mesmo com condições meteoceanográficas adversas para a navegação. “Por isso, permite ganho de eficiência e aumento da segurança”, ressalta.

“Acreditamos que haverá cada vez mais a adoção, deste tipo de solução, pelos portos e terminais brasileiros. Nossas soluções em VTMIS fornecem um cenário operacional integrado em tempo real que permite a melhoria da segurança marítima, a eficiência no planejamento do tráfego aquaviário, a proteção ambiental da água e a segurança da infraestrutura dos portos”, destaca Luiz Fracalanzza, Gerente de Operações da Unidade de Transporte & Defesa da Indra no Brasil.

 

Galeria