09/11/2020 17h46
Foto: Divulgação
O Porto do Pecém (CE) sedia o Portocom 2020, encontro de comunicação e marketing dos portos brasileiros. Neste ano, a programação do evento se estenderá por cinco dias, entre 9 e 13 de novembro, e será realizada completamente on-line, em virtude das restrições de segurança impostas pela pandemia da Covid-19.
Em seu primeiro dia de evento, o Portocom 2020 contou com a presença de Diogo Piloni, titular da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), vinculada ao Ministério da Infraestrutura. O secretário ministrou uma palestra com o tema “O papel estratégico da comunicação para os portos brasileiros em tempos de pandemia” e fez questão de destacar a importância do evento para unir e fortalecer, ainda mais, o setor portuário em todo o Brasil.
“Temos deixado de ter um papel mais reativo e utilizado a comunicação como um importante instrumento de construção de soluções e resultados. Através de todos os webinários e conferências que temos feito durante a pandemia, conseguimos entrar na casa das pessoas e mostrar a importância da logística e distribuição dos portos para o andamento do país”, disse o secretário Diogo Piloni.
O assessor especial de Comunicação do MInfra, Felipe Campos, destacou que o desafio da comunicação portuária tem sido divulgar “um novo olhar para o setor portuário, onde não há agendas ocultas e as críticas e sugestões são aceitas”. Segundo ele, as mídias sociais têm sido importantes canais para a divulgação das ações do governo.
No encerramento do evento de abertura, a assessoria do MInfra exibiu um vídeo curto sobre importantes obras que vem sendo feitas pelo Governo Federal. Conduzido pelo ministro Tarcísio Freitas, o vídeo mostra como exemplo as ações no Porto de Vitória, destacando a inauguração do novo Cais de Atalaia, no mês passado.
Segunda edição
Nascido no ano passado, o Portocom, que inicialmente seria um encontro apenas de portos públicos, decidiu agregar os terminais privados já em sua segunda edição, em virtude do amadurecimento do evento, conforme explica Deborah Baesse, gerente de comunicação do Porto do Itaqui. “O evento nasceu com a perspectiva de integrar as áreas de comunicação dos portos brasileiros, fortalecer a troca de experiência e o trabalho que fazemos. Nós nos retroalimentamos de informação, então é importante haver essa união”, destaca.
Programação
O gerente de comunicação do Porto do Pecém, Celso Tomaz, conduziu a abertura dos trabalhos desta 2ª edição do Portocom, que prossegue ao longo da semana com apresentação de cases. Na manhã desta terça-feira (10), quem abrirá os trabalhos será o Porto de Vitória, com apresentação da coordenadora de Comunicação, Rose Duarte. Na sequência, irão falar os representantes dos portos de Suape (PE) e Belém (PA).
Na programação de quarta-feira (11) será promovido o painel para apresentação de cases dos portos privados: Portonave – Terminais Portuários de Navegantes/SC; Porto do Açu/RJ; Porto de Ponta da Madeira/MA. Na quinta-feira (12), serão apresentados cases dos portos públicos: Porto do Paraná/PR; Porto de Natal/RN; Porto do Itaqui/MA. No último dia, sexta-feira (13), haverá apresentação de cases dos portos públicos: Porto de Manaus/MA; Porto do Pecém/CE; Porto de Santos/SP. Todas as apresentações são realizadas às 9h30.