Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Porto do Recife vai aumentar a profundidade nos nove berços

A obra de dragagem começou no dia 22 de janeiro e a previsão é que a draga conclua o serviço em 40 dias

02/02/2022 07h03

Foto: Porto do Recife  - Divulgação

O Porto do Recife está realizando obra de dragagem, serviço de desassoreamento e desobstrução dos berços de atracação, canais de acesso e bacias de evolução. O objetivo é estabelecer uma profundidade satisfatória para o Porto, facilitando assim a navegação e  chegada de navios de maior tonelagem. A draga holandesa Lelystad atracou no dia 20 de janeiro, e começou a operar dois dias depois (22).

A previsão é que a draga conclua o serviço de desassoreamento de todos os trechos previstos, em 40 dias. Do berço 00 ao 01, será aprofundado para 10 metros de profundidade; do berço 02 ao 06 para 11 metros de profundidade; e do trecho do berço 07 ao 09 para os 8 metros de profundidade. Os trechos mencionados chegarão às profundidades máximas, na maré alta, de 12,70m, 13,70m e 10,7m respectivamente. Serão aproximadamente 832.200 mil metros cúbicos de sedimentos dragados do cais acostável, canal interno e bacia de evolução.

“O crescimento nas operações do Porto do Recife não é uma expectativa, é uma realidade. Hoje nós temos uma demanda que não podemos atender devido a profundidade do nosso cais não suportar navios de maior tonelagem”, disse José Lindoso, presidente do ancoradouro. “O açúcar que exportamos tem um crescimento previsto de cerca de 40%. Os fertilizantes que importamos principalmente da Bélgica tem uma expectativa de 20% de incremento. O milho que abastece a avicultura do Estado e da Paraíba também crescerá cerca de 40%. A barrilha, um dos principais produtos que movimentamos na capital pernambucana, tem previsão de 30% de crescimento. O material metalúrgico, que apresentou um crescimento de 172,53% em 2021, possui uma expectativa de incremento de 10%”, enfatizou Lindoso para justificar a importância da dragagem.

“Essa nova fase do Porto do Recife, que se inicia com a obra de dragagem, tornará o nosso terminal ainda mais atrativo para novos investidores”, destaca José Lindoso.