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Transporte Aquaviário

Porto do Rio de Janeiro passa a ter AIS AtoN

A sinalização náutica fica no Canal de Cotunduba, principal acesso para navios de grande porte

14/07/2020 10h05

Foto: Bruno Cesar Alves 

O Porto do Rio de Janeiro conseguiu a homologação do Sistema de Identificação Automática de Embarcações com Auxílios à Navegação (AIS AtoN) das boias articuladas submersíveis recém-instaladas no Canal de Cotunduba, principal acesso ao porto para navios de grande porte. Com isso, o Porto do Rio de Janeiro passa a ter sinalização náutica com esse dispositivo devidamente homologado perante a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Segundo o Gestor do Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações (VTMIS) dos portos do Rio de Janeiro e Niterói, Marcelo Villas-Bôas, "de posse do certificado de conformidade técnica, o próximo passo será o ativação dos transceptores com os códigos atribuídos pela Anatel a cada uma dos transceptores das boias no novo balizamento para que elas possam integrar o serviço móvel marítimo". Ainda de acordo com Villas-Bôas, "os dispositivos de AIS AtoN aumentarão a segurança da navegação, pois transmitirão marcadores virtuais que indicarão aos navios seu exato posicionamento, facilitando suas manobras".

Esta semana terá início a segunda fase das manobras experimentais noturnas no Canal de Cotunduba, autorizado pela Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ). Nesta fase do "ramp up", serão realizadas três manobras de saída e três de entrada com navios entre 286 a 306 metros de comprimento. Os referidos testes são necessários uma vez que o Canal ganhou uma nova sinalização náutica recentemente, no intuito de permitir a navegação noturna com segurança dos navios de grande porte.