17/09/2024 09h42
Foto: Porto Itapoá - Divulgação
Na semana passada, o Porto Itapoá, em Santa Catarina, operou três navios, simultaneamente. Com sete portêineres (guindastes sobre trilhos que movimenta contêineres do navio para o cais e vice-versa) operando ao mesmo tempo, o Terminal levou 3h30 para liberar as três embarcações. O cais de Itapoá possui 800m de comprimento e é capaz de atender até três embarcações ou, o que é mais comum, duas embarcações de porte superior a 330 metros de comprimento.
O diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Porto Itapoá, Sergni Pessoa Rosa Jr. afirma que estrutura oferecida pelo Terminal é uma das melhores do Brasil para atendimento no cais. “Temos o maior número de portêineres de Santa Catarina e um dos maiores do Brasil. Isso dá mais agilidade para as operações de cais, o que permite trabalhar mais navios e mais rápido”, explica.
Além disso, salienta Rosa Jr., a profundidade de berço do Porto Itapoá é de 17m, o que comporta as maiores embarcações que navegam atualmente no mundo. “Adquirimos o sétimo portêiner no ano passado e, em agosto deste ano, completamos toda a infraestrutura de equipamentos e pessoas para comportar seu funcionamento”, diz.
Os navios
O CMA CGM Amazon é um navio de contêineres que navega com a bandeira de Malta. Com 300m de comprimento de 48m de largura, o navio foi operado por três ternos. Cada terno corresponde a um portêiner, além de todos os equipamentos (caminhões e guindastes) e pessoal que dão suporte ao seu trabalho.
O Mercosul Santos é um navio de contêineres que navega com a bandeira do Brasil. Com 210m de comprimento e 30m de largura, o navio foi operado por dois ternos.
Já o navio BBC Nagasaki navega pela bandeira de Antígua e Barbuda e tem 132m de comprimento por 15m de largura. O navio movimentou uma carga breakbulk, carga projeto que não pode ser acondicionada dentro de um contêiner.
Sétimo terno eleva produtividade
Adquirido no ano passado e iniciando operações em 2024, o novo portêiner do Porto Itapoá já trouxe 15% de aumento de produtividade nas operações dos navios. O sétimo terno do Porto Itapoá entrou em operação com força total em agosto e os resultados já apareceram, segundo Rosa Jr. “A média de movimentos por hora (MPH) de agosto foi de 94 para as operações dedicadas aos navios, um número considerado excelente dentro do setor”, explica Segni.
O MPH é um dos indicadores de eficiência de um terminal portuário. “Chegamos a atingir 197 MPH em alguns momentos do mês, o que mostra que ainda há espaço para evolução”, avalia o diretor. A grande vantagem é a redução do tempo de estadia dos navios atracados, gerando produtividade em cadeia em todo o porto. “O resultado positivo no cais se reflete em toda a operação, melhorando o desempenho para todos os envolvidos”.