12/07/2021 09h45
Foto: Ilustrativa
O setor portuário está prestes a ganhar um novo empreendimento. No entanto, não se trata apenas de mais um complexo marítimo para a movimentação das cargas, que passam pelo País. Na verdade, é um projeto bicentenário, que está em discussão desde 1826 e, após muitos conflitos de cunho político, vai sair do papel. É o Porto onshore de Arroio do Sal, concebido para atender as demandas da região norte do Rio Grande do Sul, especialmente Porto Alegre, Caxias do Sul e Serra Gaúcha, além do agronegócio.
Atualmente, o estado conta apenas com o Porto de Rio Grande. Com investimentos que devem chegar a R$ 5 bilhões e movimentação anual de 50 milhões de toneladas, ele será 100% privado e deverá entrar em operação em cerca de três anos.
Os detalhes do empreendimento foram apresentados na semana passada, em Brasília, ao secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni. Estiveram presentes empresários ligados ao novo complexo, investidores e lideranças políticas locais. Entre eles, estava o presidente da DTA Engenharia, João Acácio Gomes de Oliveira Neto. A empresa foi contratada para desenvolver os projetos de engenharia básica e executiva, e a obtenção do financiamento (funding) para concretização da obra. Isso inclui enrocamentos (conjunto de grandes pedras ou blocos de concreto, que servem de quebra-mar para a obra construída), dragagem, píeres, pontes de acesso, e acessos rodoviários, dutoviários e futura ferrovia.
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A previsão é de que o material seja entregue até o final do mês. O próximo passo será a realização dos projetos e licenciamentos ambientais. “É um projeto de relevante interesse público. Sua concepção envolve a mais moderna engenharia portuária mundial para receber navios classe New Panamax, e que irá impulsionar o desenvolvimento sustentado do Rio Grande do Sul, criando empregos, distribuindo renda, valorizando o ser humano e o meio ambiente, e alavancando a economia local”, destacou João Acácio. Segundo ele, o novo Porto vai evitar a migração de cargas para outros estados, reduzindo o elevado custo logístico atual e a fuga de impostos.
O estímulo ao turismo da região de Torres e municípios litorâneos adjacentes é outra vantagem, já que o projeto também contempla a construção de um Terminal Marítimo de Passageiros. “Há quase 200 anos fala-se da viabilidade de implantação de um porto marítimo no norte do estado na região de Torres. Esse sonho começa a sair do papel e a DTA sente-se orgulhosa de ter sido escolhida para participar desta meta ambiciosa”, completou João Acácio.