24/04/2023 08h20
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No primeiro trimestre deste ano, 1.974.864,5 TEUs foram mobilizados pelos portos do Panamá, uma leve queda de 0,95% em relação aos 1.993.826 TEUs no mesmo período de 2022, segundo dados publicados pela Autoridade Marítima do Panamá, informou o La Prensa.
Entre janeiro e março, o porto de Manzanillo (MIT) movimentou 625.893,25 TEUs, o que equivale a uma queda de 6,19% em relação ao mesmo trimestre do ano passado. No caso do porto de Balboa, a queda foi de 0,52%, com 522.589,5 TEUs.
O porto do PSA Panama International Terminal, do lado do Pacífico, mobilizou 274.757 TEUs, equivalente a 1,57% a menos que no primeiro trimestre de 2022, enquanto o de Cristóbal ou PPC registrou alta de 4%, fechando em 208.122,75 TEUs.
Por sua vez, o porto do Terminal de Contêineres CCT Colon registrou um aumento de 8,86% para liquidar em 329.156 TEUs nos primeiros três meses deste ano, e no caso de Bocas Fruit, foi registrada a mobilização de 14.946 contêineres, uma queda de 24 % em relação a janeiro a março de 2022.
Resiliência
O presidente do Conselho Empresarial de Logística (Coel), Edgar Urrutia, destacou que, apesar da pequena queda na movimentação de contêineres nos portos panamenhos, o mercado como setor logístico continua resistente em relação a outros locais.
“Em geral, sabemos que os fretes caíram e falta espaço nos armazéns nos Estados Unidos. Há excesso de estoque, algumas companhias de navegação estão cancelando viagens e isso é indicativo de que o primeiro trimestre foi um declínio geral de mais de dois dígitos na maioria das regiões. No caso do Panamá, sendo uma queda de apenas 0,95%, é um sinal de que continuamos muito resilientes”, afirmou.
Urrutia conta que o transporte de um contêiner de 40 pés da Ásia tem um valor entre US$ 2.200 e US$ 2.600, enquanto no ano passado as taxas variavam entre US$ 9.000 e US$ 10.000.
Transbordo de contêineres
O analista marítimo Rommel Troetsch disse que janeiro e fevereiro também foram negativos para o segmento de transbordo de contêineres e no final do primeiro trimestre a queda também se refletiu. “Em mercados como Cingapura, também houve queda no mercado de transbordo em janeiro e fevereiro, enquanto se recuperou um pouco em março, então uma recuperação da carga vinda da Ásia está surgindo para este segundo trimestre em que eles esperam números positivos, " ele adicionou.
Troetsch expressou que a queda na demanda de carga marítima em nível global fez com que as companhias de navegação suspendessem um grande número de viagens por falta de carga e se registra o fenômeno chamado Blank Sailing,
O especialista indica que, em outros portos da região como Lázaro Cárdenas e Manzanillo, ambos no México, também registram valores negativos de dois dígitos no transbordo, como no porto de Caucedo, na República Dominicana, enquanto no Panamá a queda no transbordo foi de apenas 1,5%.
“A demanda por transporte marítimo diminuiu, o que tem causado queda nas taxas de frete e é esperada uma desaceleração na movimentação de contêineres com destino aos Estados Unidos devido ao excesso de estoque que as cadeias de abastecimento apresentam nos mercados de destino. As companhias marítimas tomaram algumas medidas para controlar a capacidade localizada (cancelamentos de embarques), a fim de evitar uma queda mais acelerada nas taxas de frete”, especifica a análise do Centro de Pesquisa em Inovação e Logística da Georgia Tech Panama.
Fonte: Mundo Marítimo