06/08/2024 16h30
Foto: Portos do Paraná - Claudio Neves
Os portos do Paraná indicaram que navios sustentáveis, ou navios “ecológicos”, terão prioridade de atracação. A medida, incluída no Regulamento de Programação, Operação e Atracação de Navios – Edição 2023, visa beneficiar navios com estruturas de matriz energética focadas na redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Luiz Fernando Garcia, diretor-geral dos Portos do Paraná, explicou que esse regulamento concede atracação preferencial a navios ecológicos, independentemente da ordem cronológica de escala. “A regra foi definida com o objetivo de atrair navios sustentáveis para Paranaguá, alinhado ao nosso objetivo de liderar questões relacionadas à sustentabilidade e aos processos ambientais”, disse Garcia.
Por seu lado, João Paulo Santana, diretor de Ambiente, destacou que a implementação desta medida reforça o compromisso da empresa pública com a Agenda 2030 e os seus objetivos de desenvolvimento sustentável, especialmente no setor portuário. “Além de buscar a descarbonização dos portos paranaenses, estamos incentivando cada vez mais navios ecológicos a serem destinados ao estado do Paraná”, disse Santana.
Gabriel Vieira, diretor de operações da Portos do Paraná, mencionou que o objetivo da medida é incentivar as empresas a investirem na redução das emissões de CO2. “Essa mudança na regulamentação acelerou a operação de navios sustentáveis, atraindo cada vez mais navios ecológicos para os portos paranaenses”, finalizou Vieira.