11/05/2026 11h19
Foto: TCP - Divulgação
Em fevereiro, os portos da Região Sul movimentaram 4,7 milhões de toneladas de carga conteinerizada, alta de 43,98% em comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Na movimentação geral, 14,4 milhões de toneladas passaram pelos portos sulistas. Entre os principais tipos de carga transportados estão contêineres, soja, petróleo e derivados, fertilizantes e milho. As exportações cresceram 5,04% no período, enquanto a movimentação de longo curso avançou 1,75%, indicando a manutenção da atividade ligada ao comércio exterior.
O Porto de Paranaguá (PR) liderou a movimentação regional, com 4,4 milhões de toneladas, equivalente a 30,7% de toda a carga movimentada na região Sul. Na sequência aparecem o Porto de Rio Grande (RS), com 2,4 milhões de toneladas, e o Porto Itapoá (SC), com 1,2 milhão.