06/07/2022 09h13
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Exportadores e importadores dos EUA enfrentam algumas das maiores sobretaxas do mundo, de acordo com o relatório Demurrage & Detention Benchmark 2022 da Container xChange, que compara as sobretaxas de demurrage impostas aos clientes pelas 10 maiores companhias marítimas do mundo em 60 dos maiores portos de contêineres do país.
O estudo revela que importadores e exportadores dos EUA, que suportaram dois anos de taxas recordes de transporte de contêineres, também enfrentam as maiores sobretaxas de D&D impostas pelas companhias marítimas em todo o mundo. De fato, os portos dos EUA estão entre os cinco primeiros no ranking global de portos da Container xChange, com as taxas de D&D mais altas.
O Porto de Nova York ocupa o primeiro lugar em sobretaxas médias de D&D (US$ 3.182), seguido pelos portos de Long Beach (US$ 2.730), Los Angeles (US$ 2.673), Oakland (US$ 2.325) e Savannah (US$ 2.210). Os cinco portos são mais de 2 a 3 vezes mais caros do que Hong Kong, sétimo classificado, e pelo menos 20 vezes mais caros do que os principais centros de contêineres asiáticos, como Dalian na China e Busan na Coréia.
Os altos custos do transporte de contêineres alimentaram a inflação na cadeia de suprimentos, levando o presidente Biden a sancionar a Lei de Reforma do Transporte Marítimo (OSRA 22) em 16 de junho de 2022. A nova legislatura dá à Comissão Marítima Federal (FMC) o poder de agir de forma mais assertiva em acusações de D&D.
O relatório de Demurrage & Detention Benchmark 2022 da Container xChange observa que as sobretaxas médias globais de D&D cobradas pelas companhias marítimas aos clientes duas semanas após uma carga ser descarregada do navio aumentaram 38% para contêineres de tamanho padrão dos US$ 586 em 2020 para os EUA $ 868 em 2021.
Até agora, em 2022, as sobretaxas médias de D&D pelos principais portos diminuíram para uma média de US$ 664 por contêiner em 26%, embora ainda sejam muito mais altas do que antes da pandemia, em torno de 12%.
Ainda assim, os exportadores e importadores dos EUA não estão se beneficiando dessas quedas globais nas sobretaxas de D&D. Por exemplo, em maio de 2022, as sobretaxas médias cobradas pelas companhias marítimas a seus clientes duas semanas depois que um contêiner foi descarregado do navio no Porto de Long Beach foi de US$ 2.730 por contêiner, acima dos US$ 2.638 do ano anterior.
No porto de Los Angeles, em maio de 2022, as taxas médias de D&D aumentaram de US$ 2.594 por contêiner em 2021 para US$ 2.672 por contêiner.
Os EUA também se saem pior quando se trata de custos de D&D nas comparações regionais do relatório. Por região, as sobretaxas de D&D de maio nos EUA foram as mais altas, com US$ 2.692 por contêiner. Isso se compara a US$ 549 na Europa, US$ 482 na Índia, US$ 453 na China e US$ 366 no "Resto da Ásia".
“Durante essa pandemia, à medida que os custos de frete dispararam e a inflação se tornou uma ameaça para a economia dos EUA, políticos e reguladores se concentraram no comportamento das linhas de transporte”, disse Christian Roeloffs, cofundador da Container xChange.
Os exportadores agrícolas dos EUA têm sido particularmente francos sobre sua incapacidade de encontrar contêineres vazios acessíveis para exportações. Mas os importadores ficaram igualmente indignados com o que muitos acreditam que as companhias marítimas se beneficiaram das sobretaxas. Alguns até iniciaram uma ação legal contra eles.
A questão entrou na mira do presidente Joe Biden este ano, quando seu governo abordou as sobretaxas de D&D na Lei de Reforma de Navegação (OSRA 22). Neste momento espera-se ver como a nova legislação será implementada e se mudará significativamente o comportamento dos beneficiários da carga e das companhias marítimas. "Mas com o foco político na inflação, já que a recessão ameaça os EUA, não seria surpreendente ver mais intervenções regulatórias no futuro", observa Reloffs.
Fonte: Mundo Marítimo