Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Portos hub sofrem com itinerários irregulares e navios esperando

O tempo gasto pelos navios em viagem antes de atracar em portos de alto volume aumentou 43%

29/06/2024 11h30

Foto: Divulgação

Os principais portos de transbordo, como Singapura, testemunharam um aumento acentuado no congestionamento devido ao impacto dos desvios de serviços de transporte marítimo no Mar Vermelho, que resultaram na diminuição das escalas de navios, mas com volumes médios aumentados, aumentando o congestionamento de contentores nos pátios terminais, Drewry relatórios. 

A produtividade portuária também foi afetada nos últimos meses. Foi assim que o tempo que os navios passam em viagem antes de atracar em portos de grande volume aumentou 43% entre o terceiro trimestre de 2023 e o segundo trimestre de 2024, para mais de 400.000 horas.

De acordo com a consultoria, Singapura faz parte de um pequeno grupo de centros de transbordo em todo o mundo, onde as mudanças nos padrões de serviço das companhias marítimas em resposta à crise do Mar Vermelho causaram estragos nas operações dos terminais de contentores. Isso a levou a vivenciar uma densidade de contêineres em seus terminais próxima aos registros do período pandêmico.

Impacto no desempenho

Nos cinco meses até maio, o desempenho do porto cresceu 8% em relação ao ano anterior, representando um bom início de ano, mas não o suficiente por si só para desafiar a capacidade de movimentação existente.

No entanto, o desvio dos serviços de navios porta-contentores do Mar Vermelho em resposta aos ataques Houthi ao transporte marítimo levou a um aumento de 22% no tamanho médio da carga no período de janeiro a maio, o que teve um impacto significativo na produtividade portuária.

Drewry estima que o tempo médio necessário para manusear 1.000 TEUs aumentou 10% durante este período para 0,32 dias, o que significa que o tempo médio para completar os movimentos recentemente expandidos para um ULCV típico (>18.000 TEUs) aumentou 41%. Janeiro a 1,7 dias em maio.

Diferenças com a pandemia

Segundo a consultoria, o congestionamento portuário observado em Cingapura difere daquele do período pandêmico, já que, neste último, a interrupção sistêmica da cadeia de abastecimento afetou principalmente os portos de entrada devido ao efeito combinado de uma demanda por cargas inesperadamente elevadas. e congestionamento do transporte interior.

No entanto, a crise atual está a afetar os centros de transbordo, porque as companhias marítimas fizeram alterações importantes em certas rotas que fazem escala nesses centros.

Entretanto, o alinhamento das transferências da linha principal para os navios alimentadores revelou-se difícil devido ao grande número de viagens em branco, enquanto o alinhamento da linha principal para os navios alimentadores foi afetado devido ao congestionamento dos pátios de contentores e às escalas atrasadas em relação às janelas programadas para os navios. chegadas e a prioridade dada aos navios de serviço principais em detrimento dos próprios serviços feeder.

Drewry espera que o congestionamento nos principais portos de transbordo permaneça alto, mas prevê-se algum alívio à medida que as companhias marítimas adicionam mais capacidade e restauram alguns dos seus horários interrompidos.

Fonte: Mundo Marítimo