19/09/2020 07h42
Foto: Divulgação
Em pronunciamento realizado nesta sexta-feira (18), o prefeito da capital baiana, ACM Neto, anunciou a liberação, entre terça e sexta-feira, das praias de São Tomé de Paripe, Tubarão, Ribeira, Amaralina e Itapuã. Devem permanecer fechadas as do Porto da Barra, Buracão e Paciência. As demais poderão ser utilizadas de segunda a sexta. Em dias de feriado, nenhuma poderá abrir. A medida vale a partir da segunda-feira (21).
O horário de uso das praias será livre, mas com proibição do comércio de ambulantes na areia, inclusive alimentos e bebidas. Não haverá limite de pessoas, mas o distanciamento mínimo de 1,5m entre os frequentadores deverá ser respeitado, bem como o uso de máscara (com exceção de quando as pessoas estiverem na água).
Atividades esportivas serão liberadas, individuais ou em duplas, com proibição daquelas que gerem contato físico entre os praticantes e os coletivos, a exemplo do tradicional "baba". Não serão permitidas atividades que gerem aglomerações, tais como piqueniques, luaus e outros eventos. Também será proibido o uso de cadeiras, ombrelones, guarda-sóis, sombreiros, caixas térmicas, instrumentos musicais e equipamentos sonoros. A Guarda Civil Municipal será responsável por fiscalizar o cumprimento do protocolo.
"A reabertura das praias de Salvador não significa um convite às aglomerações. O nosso litoral não pode ser palco de multidões e multiplicações da Covid-19. Salvador tem acompanhado a minha postura desde o início do enfrentamento a essa pandemia, e tem visto que tudo que a gente faz é pensando em preservar a vida das pessoas. Até agora, não demos um passo para trás, apenas para frente, porque temos agido com segurança e cautela. Esperamos o apoio das pessoas e que continuemos assim", reforça o prefeito.
A Guarda Municipal vai fazer a fiscalização. Neto assumiu que o efetivo não é suficiente para cobrir os 64 km de litoral e que descumprimentos podem acontecer. "Claro que vai ter burla, infelizmente. Não devia ter. Se a gente perceber que o descumprimento virou a regra, e não exceção, a gente fecha tudo", disse ACM Neto. Ele pediu colaboração à população. "Não ir ao Porto da Barra mata alguém? Não. Mas o coronavírus mata".
Flexibilizações
O prefeito também anunciou a flexibilização de outras atividades já liberadas. As concessionárias de veículos estão liberadas para a realização de test drive. Já os cursos livres poderão ampliar o horário de funcionamento até as 22h (antes o limite era 19h).
"O protocolo do test drive das concessionárias será o mesmo das aulas práticas das autoescolas", disse. Esses estabelecimentos devem disponibilizar álcool em gel 70% em todos os veículos. Além disso, volante, câmbio, freio de mão, maçaneta, espelhos retrovisores, cintos de segurança, tablets e todos os outros pontos de contato nos carros precisarão ser higienizados antes e após cada aula prática. Será obrigatório o uso de máscara dentro do automóvel.