Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Preços dos transportes têm a maior alta em 19 anos na RMS

A disparada de 4,15% foi a principal responsável pela variação do IPCA

11/12/2021 08h53

Foto: Divulgação

A Região Metropolitana de Salvador registrou em novembro a maior alta de preços no grupo Transportes em 19 anos. A disparada de 4,15% foi a principal responsável pela variação do IPCA do mês passado na região baiana (1,42%), a segunda maior subida de preços do país. Os dados são do IPCA.

Internamente, a elevação no grupo Transportes foi puxada por combustíveis (10,93%), sobretudo gasolina (10,80%). O aumento médio da gasolina na RM Salvador em novembro, foi o maior do país. Foi o sétimo mês seguido em que este combustível é reajustado. No ano, o aumento da gasolina na RMS só perde para o do etanol (62%), que também teve alta expressiva em novembro (14,50%).

Depois dos Transportes, moradia exerceu a influência na inflação de novembro na RMS. O grupo Habitação teve alta de 1,54%, puxado pela energia elétrica (2,29%) e pelos condomínios (2,37%). Já os preços do grupo Alimentação e Bebidas tiveram uma desaceleração média e aumentaram menos em novembro (0,87%) do que em outubro (1,03%).