02/09/2021 16h10
Foto: Arisson Marinho - CORREIO
Nesta quinta-feira (2), o prefeito de Salvador, Bruno Reis, e o embaixador do Reino Unido, Peter Wilson, assinaram um Termo de Compromisso pela Resiliência, visando reforçar o engajamento da capital baiana com as questões ambientais. A assinatura do documento aconteceu durante o evento de apresentação do ônibus elétrico, que provavelmente será utilizado em Salvador.
O objetivo do termo é explorar oportunidades de parceria da gestão municipal com o governo britânico, em prol de um intercâmbio de boas práticas e projetos mútuos nas áreas de assistência social, sustentabilidade, mobilidade, desenvolvimento econômico, educação e tecnologia. Na oportunidade, o embaixador divulgou a campanha Race to Zero (Corrida para o Zero), da qual Salvador já faz parte, e a Race to Resilience (Corrida para a Resiliência), cuja adesão da capital foi efetivada pelo prefeito Bruno Reis.
Para Bruno Reis, não há como pensar em uma cidade moderna, eficiente e com melhor qualidade de vida se não colocar o tema sustentabilidade como prioridade. “Com o Plano de Resiliência da cidade, a intenção é chegar a 2049 atingindo a emissão zero de carbono e cumprindo as metas que estão estabelecidas no Acordo de Paris. Podem ter certeza de que as medidas de gestão e de conscientização da população, vamos cumprir esse compromisso”,
As duas campanhas reúnem lideranças e apoio de empresas, cidades, regiões, investidores para uma recuperação saudável, resiliente e zero de carbono que evite ameaças futuras, crie empregos decentes e desbloqueie um crescimento inclusivo e sustentável. O objetivo é impulsionar mudanças para descarbonizar a economia antes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP26, que ocorrerá em Glasgow, na Escócia
O embaixador do Reino Unido avaliou que Salvador como uma cidade que gosta de “fazer as coisas de maneira nova, criativa e que vai ajudar o povo a atingir os objetivos neste século XXI”. Segundo Peter Wilson, “para os investidores, ver uma cidade que enfrentam os riscos e têm metas para evitar problemas mais graves com o meio ambiente é uma grande oportunidade para eles estabelecerem parcerias mais concretas e fortes pelo futuro”.
Salvador está entre as cidades comprometidas em reduzir as emissões de gases de efeito estufa de modo a limitar o aquecimento global à meta ambiciosa estabelecida no Acordo de Paris, de 1.5°C, em 2015. Para isso, a capital baiana elaborou o seu Plano de Ação Climática e se comprometeu em zerar as emissões na cidade até 2049.